Clique e assine a partir de 9,90/mês

Incêndio atinge parte do acervo da Cinemateca Brasileira

Corpo de Bombeiros realizam o trabalho de rescaldo contra pequenos focos de fogo. Ninguém ficou ferido

Por Da Redação - 3 fev 2016, 09h30

Um incêndio atingiu nesta quarta-feira um galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. Segundo os bombeiros, as chamas alcançaram parte do acervo da instituição, mas não há informações sobre o prejuízo total do incidente. Ninguém se feriu. Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas e o fogo já foi controlado, permanecendo ainda os trabalhos de rescaldo.

A Cinemateca Brasileira, que é vinculada à Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina, segundo informações da página virtual da instituição. São mais de 200.000 rolos de filmes, que correspondem a 30.000 títulos de obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.

Segundo nota do Ministério da Cultura, o fogo atingiu a câmara 3 do depósito de filmes, mas todo o material danificado tinha cópias. Os filmes estavam armazenados em um suporte de nitrato de celulose, que é altamente inflamável. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelos bombeiros.

Em dezembro do ano passado, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, destruindo o telhado do prédio histórico que também abriga a Estação da Luz.

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade