Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ibope: prefeito lidera corrida eleitoral em São Luís (MA)

Edivaldo Holanda Jr. (PDT) tem 29% das intenções de voto, seguido por Wellington do Curso (PP), com 20%, e Eliziane Gama (PPS), que tem 16%

Por João Pedroso de Campos 31 ago 2016, 22h08

O Ibope divulgou ontem sua primeira pesquisa eleitoral com números da disputa pela prefeitura de São Luís (MA). Encomendado pela TV Mirante, afiliada local da TV Globo, o levantamento mostra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na liderança das intenções de voto, com 29%, seguido pelo deputado estadual Wellington do Curso (PP), que tem 20%, e a deputada federal Eliziane Gama (PPS), com 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Abaixo de Eliziane aparecem empatados, todos com 5%, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) e os vereadores Rose Sales (PMB) e Fábio Câmara (PMDB). O trio é seguido por Cláudia Durans (PSTU), que tem 2% das intenções de voto, e Zeluis Lago (PPL), com 1%.

O servidor público e sindicalista Valdeny Barros (PSOL) não pontuou na pesquisa, que tem 12% de brancos e nulos e 5% de eleitores que não sabem ou não responderam.

LEIA TAMBÉM:
Quem são os candidatos à prefeitura de São Luís

O Ibope foi a campo e ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 30 de de agosto. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, considerada a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo Nº MA-08827/2016.

Continua após a publicidade

Rejeição – Todos os candidatos à prefeitura de São Luís apresentam rejeições de dois dígitos e superiores às suas intenções de voto, de acordo com a pesquisa do Ibope.

Líder das intenções de voto na capital maranhense, o prefeito Edivaldo Holanda Jr. é o mais rejeitado no levantamento: 37% dos eleitores ludovicenses não votariam nele, que é apoiado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Terceira colocada nas eleições municipais de 2012, Eliziane Gama é a segunda neste quesito, com 27%.

O peemedebista Fábio Câmara é rejeitado por 17% do eleitorado, enquanto Rose Sales e Zeluis Lago têm ambos 16%. Cláudia Durans é a sexta, com 13% de rejeição, seguida por Eduardo Braide e Valdeny Barros, os dois com 12%, e Wellington do Curso, rejeitado por 11%.

De acordo com o Ibope, 3% do eleitorado afirma votar em qualquer candidato ou que não rejeita nenhum deles; 13% não sabem ou não responderam.

Avaliação da gestão de Holanda Jr. – De acordo com o Ibope, o índice de ótimo/bom do prefeito é de 22%. A administração de Edivaldo Holanda Jr. é avaliado como “regular” por 45% dos eleitores e “ruim” ou “péssimo” por 32%. Não sabem avaliar ou não responderam 1%.

Continua após a publicidade
Publicidade