Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Ibope mostra polarização consolidada em São Luís (MA)

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior avançou um ponto percentual e chegou a 38%; Wellington do Curso caiu três pontos percentuais

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 22 out 2020, 18h20 - Publicado em 28 set 2016, 22h20

O Ibope divulgou nesta terça-feira uma nova pesquisa para a disputa pela prefeitura de São Luís (MA). Encomendado pela TV Globo, o levantamento confirma a tendência de um segundo turno entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que tem 38% das intenções de voto, e o deputado estadual Wellington do Curso (PP), que tem 28%. Em relação ao Ibope anterior, há duas semanas, Holanda Júnior cresceu um ponto percentual, enquanto Wellington caiu três.

A deputada federal Eliziane Gama (PPS), que iniciou a disputa em segundo lugar, teve mais uma queda passou de 10% a 8% da preferência do eleitorado ludovicense. Ela já aparece empatada tecnicamente na margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos com o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que saltou de 3% para 5%, com o vereador Fábio Câmara (PMDB), com 4%, a vereadora Rose Sales (PMB), com 3%, e Cláudia Durans (PSTU), que tem 2%.

Valdeny Barros (PSOL) manteve o 1% das intenções de voto que tinha na pesquisa anterior. Zeluis Lago (PPL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos recuaram de 8% para 6%, enquanto os indecisos passaram de 3% a 5%.

Leia também:
Em São Luís, 87% do dinheiro de campanhas vêm do fundo partidário

Para esta pesquisa, o Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 22 e 28 de setembro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, levada em conta a margem de erro, esta é a probabilidade de o resultado retratar a realidade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo MA-05305/2016.

Continua após a publicidade

Segundo turno

Nas simulações com cenários para o segundo turno feitas pelo Ibope, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior vence Eliziane Gama e fica numericamente à frente de Wellington do Curso, em um quadro de empate técnico.

Contra o deputado estadual, o prefeito tem 45% das preferências ante 40% de Wellington, com 11% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

Quando a adversária é a candidata do PPS, Holanda Júnior aparece com 49% das intenções de voto contra 29% da adversária. Neste cenário, brancos e nulos somam 16%; indecisos são 6%.

Na simulação de um embate entre Wellington do Curso e Eliziane Gama, o deputado estadual venceria por 49% a 28%, com 17% de brancos e nulos e 6% de indecisos.

Rejeição

O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos à prefeitura de São Luís. Em franca queda nas pesquisas, Eliziane Gama é a mais rejeitada: não votariam nela de jeito nenhum 24% dos eleitores.

Edivaldo Holanda Júnior, cujo governo tem 27% de avaliação “ótima ou boa” e 27% de avaliação “ruim ou péssima”, é rejeitado por 23% do eleitorado, mesmo número de Zeluis Lago. Fábio Câmara e Rose Sales têm 19% de rejeição, Valdeny Barros 18%, Cláudia Durans 17%, Wellington do Curso 16% e Eduardo Braide 12%.

Continua após a publicidade

Publicidade