Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo oferece ajuda a Minas no socorro às vítimas

Rompimento de barragem provocou destruição no distrito de Bento Rodrigues; ministro da Integração Nacional viaja nesta sexta para acompanhar o trabalho de buscas no local

O governo federal ofereceu ajuda a Minas Gerais depois que uma barragem se rompeu e causou destruição no distrito de Bento Rodrigues nesta quinta-feira. Com o rompimento, o local foi atingido por uma enxurrada de lama que destruiu diversas casas. Bombeiros procuram por soterrados e uma morte foi confirmada até agora.

O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, colocou as forças federais à disposição do Estado para auxiliar nas operações de socorro. O governo também colocou em regime de prontidão os batalhões do Exército alocados em Belo Horizonte e São João del Rey. Segundo a Casa Civil, aeronaves da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros atuam nas ações de busca e salvamento em Bento Rodrigues.

Além disso, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está em contato permanente com o governo mineiro e à disposição para atuar.

Nesta sexta-feira, o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil viajam ao local do rompimento para acompanhar as operações de socorro.

Em nota, o governo de Minas afirmou que o governador Fernando Pimentel recebeu a notícia do desastre “com consternação” e determinou que a Defesa Civil envie “todos os esforços” para prestar atendimento à população do distrito.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)