Governo culpa cartão por blecaute no Nordeste
Pequena peça em usina de Pernambuco teria dado falso alerta. Falta explicar como a falha aparentemente simples derrubou a energia em oito estados

O apagão que atingiu oito estados da região Nordeste na sexta-feira foi provocado por uma falha em um cartão eletrônico de proteção na usina de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE). O diagnóstico, apresentado nesta segunda-feira pelo Ministério de Minas e Energia, não esclarece o que causou a falha, nem explica se o desligamento de grande parte do sistema e a longa demora para reestabelecer o fornecimento são comuns.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, o cartão informou erroneamente ao sistema que havia uma falha de disjuntor – dispositivo usado para ativar ou desativar o fornecimento. A falha na verdade não havia ocorrido, mas o falso alerta causou o desligamento em cascata de parte do sistema.
“A proteção estava com a manutenção em dia”, afirmou Zimmerman no fim da tarde desta segunda-feira, em entrevista coletiva. O relatório completo sobre o apagão ainda está sendo elaborado, e vai avaliar se o desligamento de sucessivos circuitos ocorreu em conformidade com as normas de funcionamento da rede elétrica nacional.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, comanda nesta segunda-feira uma reunião para avaliar os motivos do blecaute. Na sexta-feira, após o problema, ele havia prometido um “diagnóstico completo” da falha para esta segunda.
A presidente Dilma Rousseff também ordenou, após o apagão, um reforço na fiscalização da rede elétrica do país.
Tucanos questionam – Nesta segunda-feira, dois deputados do PSDB protocolaram um pedido de informação ao Ministério de Minas e Energia solicitando esclarecimentos a respeito da interrupção do fornecimento de energia. Antonio Imbassahy (BA) e Rui Palmeira (AL) também pedirão ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a realização de auditorias para averiguar as origens do blecaute.
“Esse desencontro de informações deixa todos nós com uma grande incerteza que traduz a falta de confiança que os brasileiros passam a ter nas autoridades responsáveis pelo sistema elétrico nacional”, afirmou nesta segunda-feira Imbassahy.