Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gilmar reafirma posição contra condução coercitiva; STF adia sessão

Ministro, que suspendeu a prática em todo o país em dezembro passado, apontou ‘festival de abusos’ na Lava Jato; julgamento será retomado na quarta-feira

O ministro Gilmar Mendes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona as chamadas conduções coercitivas (quando um investigado é levado compulsoriamente a depor), voltou a criticar a prática – que ele suspendeu em todo o país em dezembro do ano passado – durante julgamento de um processo relativo ao caso na Corte nesta quinta-feira, 7.

O ministro disse que as conduções coercitivas não são compatíveis com a Constituição Federal, criticou o que chamou de ”espetacularização das investigações” e citou que a Operação Lava Jato recorreu a esta medida em 227 ocasiões. Por fim, afirmou que há um ”festival de abusos” e defendeu que haja no país uma nova lei de abuso de autoridade.

O Supremo iniciou nesta quinta-feira o julgamento de duas ADPFs (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) – uma do PT e outra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – que questionam o uso da medida para interrogar investigados. As ações pedem que o STF reconheça que o artigo 260 do Código de Processo Penal (CPP), que prevê a prática, é incompatível com a Constituição Federal.

Na sessão, o advogado da OAB Juliano Breda criticou as conduções, que segundo ele têm o objetivo de estigmatizar e constranger. Disse, ainda, que a medida aniquila ”qualquer resquício do direito de defesa”. Advogado do PT, Thiago Bottino afirmou que as conduções coercitivas representam intimidação e buscam extrair uma confissão de alguém que não tem obrigação de falar.

Após o voto de Gilmar Mendes, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, encerrou a sessão, que será retomada na próxima quarta-feira.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Não, não. Não entendi. Receber dinheiro de réu pode, mas prisão pra bandido abarrotado de provas (genocida) não pode?!

    Curtir

  2. Estranho.
    Muito estranho………!
    Talvez eu seja um desinformado, ou um estúpido.
    Mas……..,no frigir dos ovos, sempre me parece que o Gilmar está a serviço dos bandidos e criminosos.
    Alguém pode esclarecer minha angústia !!!!???????????

    Curtir

  3. A gente pesquisa na internet -!”silval barbosa e gilmar mendes/mato grosso” – e vê cada coisa esquisita…….!!!!!!!

    Curtir

  4. Se a gente for a Diamantino/MT e perguntar pra qualquer cidadão comum notícias e fofocas do Gilmar, vai ouvir coisas bem esquisitas…….!

    Curtir