Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gilmar Mendes diz que não vai se declarar impedido no caso Eike

Diante do pedido de suspeição da PGR, o ministro do Supremo afirmou que já negou habeas corpus ao empresário e não houve questionamento

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou claro que não vai se declarar impedido de julgar o habeas corpus do empresário Eike Batista, apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter encaminhado uma arguição de impedimento à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, pedindo que ele seja afastado do caso, no qual revogou a prisão preventiva de Eike.

Nos bastidores, Gilmar Mendes sustenta que não vai recuar, diante da alegação da PGR de que o interessado no habeas corpus é um empresário que contrata o escritório de advocacia no qual trabalha sua esposa, Guiomar Feitosa Mendes, e isso levaria à “incompatibilidade para funcionar no processo em questão”.

A explicação tem sido distribuída pela assessoria de imprensa do ministro, que também preside o TSE. “O HC 143.247 não tem como advogado o escritório Sérgio Bermudes. Não há impedimento para atuação do ministro Gilmar Mendes nos termos do artigo 252 do Código de Processo Penal. Cabe lembrar que no início de abril o ministro Gilmar negou pedido de soltura do empresário Eike Batista (HC 141.478) e, na oportunidade, não houve questionamento sobre sua atuação no caso”, diz uma nota distribuída à imprensa.

Os ministros do Supremo evitaram comentar o assunto nesta terça-feira, diante da tensão trazida. Um deles, reservadamente, desconversou, dizendo que é comum haver pedidos de suspeição e impedimento – mas calou ao ser perguntado sobre a seriedade do caso em específico, o primeiro em que a própria PGR pede a declaração de impedimento de um ministro do STF.

A exceção foi o ministro Marco Aurélio Mello, que comentou publicamente o pedido da PGR e disse que se trata de um “caso sério”, um episódio “indesejável” e “ruim” para o Judiciário. “Estou há 38 anos no judiciário e nunca enfrentei uma exceção de suspeição, de impedimento de colega. É constrangedor e ruim para o Judiciário como um todo”, disse Marco Aurélio Mello, antes da solenidade de posse de Tarcisio Vieira como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A questão é tão séria que o relator é quem estiver na Presidência do tribunal, não é nem distribuído (o processo). É muito sério”, comentou Marco Aurélio. “Vamos esperar os próximos capítulos da novela. Por enquanto eu estou só na plateia”, completou o ministro.

Levantamento feito pela reportagem mostra que não houve, em nenhuma das 44 arguições de impedimento apresentada contra ministros do Supremo, uma decisão da Corte de afastar um único ministro. Sequer os ministros relatores dos pedidos chegaram a decidir, em um primeiro momento, levar os casos a julgamento no plenário. Isso só aconteceu em cinco casos, após a rejeição inicial e a apresentação de recursos pelos autores das ações – mesmo assim, o plenário manteve a rejeição.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Olha o cara de pau do João Plenario é de apavorar os simples mortais , por isso ele é supremo dos supremos um semi deus .

    Curtir

  2. Claro que não, o escritório da esposa defende este bandido e ele apenas quer ajudar um pouco.

    Curtir

  3. Sergio Bertoni

    Bando de desonestos, eles querem que o povo se ferrem, aliás na cabeça deles não existe povo e sim eles, somente eles.

    Curtir

  4. As mãos desses semi deuses são mãos de mocinhas nunca trabalharam na vida é fácil defender corrupto nós que vivemos do trabalho duro sofremos com a corrupção nas filas dos hospitais escola pros nossos filhos , mas os supremos dos supremos a esses v

    Curtir

  5. José Smigle

    Alguém esperava reação diferente desse crá.pula? Moral? Ética? Caráter? É apenas um espertalhão que apossou-se de um cargo onde nada o ameaça. Faz parte assumida do lado podre da justiça. Há um abaixo assinado em change org que espero dê resultados.

    Curtir

  6. Ataíde Jorge de Oliveira

    10ÏmPeDiDO+1 => 1_$pTfffffffffff

    Curtir

  7. Ele é “supremo”! Gilmar mendes a casa vai cair, aguarde.

    Curtir

  8. STF – O CORPORATIVISMO A SERVIÇO DA IMPUNIDADE !!!

    Curtir

  9. JUIZ DO STF? Nao! Advogado de bandidos!! Até quando vamos aguentar isso? Brasil!!

    Curtir

  10. Antonio Carlos de Lima Prado

    Gilmar Mendes não humildade para assumir seus pecados, é um individuo arrogante, pedante e se acha acima de todos os mortais.

    Curtir