Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fiscais encontram ratos e baratas em cozinha de hospital estadual de SP

Agentes interditaram cozinha do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, em Itu

A Vigilância Sanitária encontrou ratos e baratas na cozinha do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, em Itu, a 100 quilômetros da capital paulista. Durante a inspeção, realizada na tarde desta quarta-feira, os agentes interditaram a cozinha do hospital, que é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde e trata doentes de hanseníase.

Além de insetos e roedores vivos, foi detectada a presença de fezes e urina desses animais. O hospital, conhecido como Pirapitingui, tem 261 pacientes internados, entre eles 74 doentes crônicos. O órgão é o único do estado de São Paulo a manter portadores de hanseníase em regime de internato.

A direção do hospital informou ter firmado contrato emergencial por noventa dias com uma empresa que já fornece refeições para outra unidade da secretaria em Itu. Estão sendo fornecidas cinco refeições diárias para 135 pacientes que moram nas enfermarias e nos pavilhões. Os demais pacientes, que ficam nas moradias, se alimentam por conta própria, com auxílio de cestas básicas fornecidas pelo governo estadual. Os oitenta funcionários recebem marmitas da mesma empresa.

Uma equipe da secretaria vai avaliar nos próximos dias um novo projeto para o refeitório. De acordo com a direção, a construção da atual cozinha é muito antiga e com pé direito alto, dificultando o acesso para limpeza do teto, exaustores e coifas, o que acaba atraindo bichos. O hospital passou por dedetização no final de 2011.

(Com Agência Estado)