Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Era desproporcional afastar e punir”, diz Renan sobre Dilma

O presidente do Senado não acredita que a decisão de preservar os direitos políticos da ex-presidente criará um precedente favorável para Cunha e Delcídio

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse neste sábado, 3, que seria uma punição “desproporcional” suspender os direitos políticos de Dilma Rousseff depois da aprovação de seu impeachment.

Segundo ele, a decisão de poupar a ex-presidente não criará um precedente favorável ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, nem para o ex-senador Delcídio do Amaral.

“Era desproporcional afastar e punir”, disse Renan em entrevista na China, onde acompanha o presidente Michel Temer, que participa de reunião do G20 no país asiático. Nesta sexta-feira, Amaral recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a restauração de seus direitos políticos, usando como argumento a decisão que favoreceu Dilma.

Renan negou que tenha havido uma articulação para manter os direitos políticos da ex-presidente. Segundo ele, a separação entre os julgamentos do impeachment e da suspensão dos direitos políticos foi discutida durante o afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Na época, o caso chegou ao STF, em um julgamento que terminou empatado.

 

Leia também:

Janaina pede a partidos que retirem recursos contra fatiamento

PSDB vai ao STF contra o fatiamento do impeachment

“Fatiamento é no mínimo bizarro” diz Mendes sobre impeachment
O presidente do Senado disse que será inevitável que o Supremo reveja os aspectos procedimentais do processo que levou ao afastamento de Dilma do cargo e à manutenção de seus direitos políticos. “Há uma judicialização da política” ressaltou.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Roberto Sampaio Garrido

    No caso do STF manter esta afronta a constituição, PSDB, DEM, PPS, SDD e demais insatisfeitos, devem
    deixar a base do governo Temer, ou negociar a saída do Renan , ele passou atestado de idiota para os
    políticos que votaram, e o povo que contava com uma punição completa.

    Curtir

  2. Jeffersonn Kiyoshi Inouye

    Dante Alighieri descreveu o inferno com quatro pisos , na sua famosa obra “Divina Comédia “. Criativamente, os portugueses inventaram o “quinto” dos infernos . Vou um pouco mais longe e mando esses políticos ,como Renan Calheiros, ao “sexto”” dos infernos…

    Curtir