Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Entorno de Lula considera insustentável a permanência de ministro do GSI

Vídeo divulgado reforçaria a percepção de quebra de confiança na relação entre o presidente da República e o general Gonçalves Dias

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Daniel Pereira Atualizado em 19 abr 2023, 16h33 - Publicado em 19 abr 2023, 16h30

O entorno do presidente Lula considera insustentável a permanência do general Gonçalves Dias no cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A expectativa é de que ele peça demissão ou seja exonerado em resposta à divulgação de um vídeo, pela CNN Brasil, que mostra a atuação de militares do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro, por radicais bolsonaristas.

As imagens não revelam qualquer resistência aos invasores e mostram o próprio general circulando pelo terceiro andar do palácio, onde fica o gabinete presidencial, enquanto nos andares inferiores a sede do Executivo era depredada. O vídeo foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 19, quando estava previsto um depoimento do comandante do GSI à Comissão de Segurança Pública da Câmara, onde ele trataria justamente dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O general apresentou um atestado médico para não comparecer à comissão. Em resposta, parlamentares aprovaram um requerimento convocando-o para uma nova audiência, marcada para o próximo dia 26. Integrante da equipe de segurança pessoal de Lula nos dois primeiros mandatos do petista, G Dias, como é conhecido, já era alvo da desconfiança de integrantes do governo e de petistas.

O próprio presidente destacou, numa de suas manifestações, que os radicais encontraram a porta do Planalto aberta, numa sugestão de que militares facilitaram a ação dos vândalos. O vídeo, segundo avaliação do entorno presidencial, reforça um quadro de quebra de confiança.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.