Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empreiteira pagou R$ 2,5 mi a Erenice Guerra, diz PF

Pagamentos foram feitos pela empreiteira Engevix à ex-ministra do governo Lula em 2013

A empreiteira Engevix pagou 2,5 milhões de reais ao escritório de advocacia de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil no governo Luiz Inácio Lula da Silva e ex-secretária executiva da então ministra Dilma Rousseff. A informação consta de laudo da Polícia Federal sobre movimentações financeiras da empresa investigada na Operação Lava Jato por envolvimento no esquema de cartel e corrupção na Petrobras. Os pagamentos foram feitos em 2013, quando Erenice já não era mais ministra.

Leia mais:
Lava Jato já recuperou 2,9 bilhões de reais
PF indicia empresário por propina de R$ 1,9 milhão via Youssef

O documento mapeou os principais órgãos do poder público e empresas estatais que assinaram contratos com a empreiteira nos anos de 2008 e 2013, os repasses da construtora para políticos e partidos e os contratos com consultorias e prestadores de serviços nesse período, no qual há o registro da empresa de Erenice. O laudo é assinado pelo perito Ricardo Andres Reveco Hurtado. Segundo o relatório, é preciso cruzar os pagamentos ao escritório de Erenice com outros dados da investigação. O sócio da empreiteira José Antunes Sobrinho já havia informado, em delação premiada, ter contratado a equipe da ex-ministra.

Os serviços foram requisitados após o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendar que a Eletronorte executasse, em 2013, uma garantia de 10 milhões de reais da Engevix por obras na Usina de Tucuruí, no Pará. No fim daquele ano, a corte de contas reverteu a decisão, beneficiando a empreiteira.

Em nota, o escritório Guerra&Advogados Associados informou que, sobre “um suposto pagamento da empresa Engevix, tem a esclarecer que toda e qualquer relação comercial foram estabelecidas legalmente, por meio de contrato, com todas as comprovações de serviços prestados” à empreiteira.

Não é a primeira vez que o nome da ex-ministra aparece na Lava Jato. Ela já foi apontada em delações de executivos da Andrade Gutierrez como uma das responsáveis por acertar a propina de 1% nas obras da Usina de Belo Monte, no Pará, que teria sido dividida entre PT e PMDB. O leilão da usina durou sete minutos e foi vencido com deságio de 6,02% sobre o preço inicial de 83 reais por MWh, no dia 20 de abril de 2010.

Leia também:
Nelma Kodama: ‘A tornozeleira eletrônica me dá alergia’
Odebrecht depõe em pedido de investigação sobre Romário

Erenice ficou no comando da Casa Civil de abril a setembro de 2010, quando deixou o cargo em meio a denúncias de que fazia lobby para empresas no ministério. Antes de assumir a pasta na gestão Lula, ela havia sido secretária executiva. Chegou à função em 2005, quando Dilma trocou o Ministério de Minas e Energia pela Casa Civil em substituição a José Dirceu.

Os executivos da Engevix negociam um acordo de delação premiada e colaboram com as investigações.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Foi para roubar que o dito “Partido dos Trabalhadores” chegou ao poder?

    Curtir

  2. Arceu Cesario DA Silva

    Não vai dar em nada! A nossa justiça só prende pobre e ladrão de galinhas.

    Curtir

  3. José Roberto

    Mais uma, teve contato com o pt deve.

    Curtir

  4. Já teve tanta sujeira denunciada e descoberta depois dessa fulana e sua quadrilha,q o processo vai ficar mofando no fundo de alguma gaveta.Além disso,todo dia aparece algum caso novo,pior q o anterior.Isso ajuda a “justiça” esquecer do caso.

    Curtir

  5. Quanto desse montante foi pro Lula?????

    Curtir

  6. Coloca outra tornozeleira, e vai desfrutar o dinheiro roubado na Banana Republic.

    Curtir

  7. Napoleao Gomes

    Bom, nesse caso ela vai pra cadeia né!? Ah, é preciso prender a Ideli Salvatti também; tá mais infectada que corre-mão de hospital e faz pose de santa!

    Curtir

  8. Jose Eugenio Bevilaqua

    (Risos) Mas alguém ainda tem dúvidas sobre esse chiqueiro e puteiro brasileiro? rsrsrs, somos todos otários e palhaços úteis, rsrsrsrs, infelizmente.

    Curtir

  9. João carlos

    Podemos ver que os petistas todos estão com o rabo cheio dinheiro,e a poulação brasileira empobreceu graças a essa gente.

    Curtir