Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emílio Odebrecht depõe a Sergio Moro nesta segunda

Delator e patriarca do grupo empresarial Odebrecht vai falar pela primeira vez, por meio de videoconferência, diretamente do Fórum Criminal de São Paulo

O delator e patriarca do grupo empresarial Odebrecht, Emílio Alves Odebrecht, depõe nesta segunda-feira ao juiz federal Sergio Moro, a partir das 9h30, como testemunha de seu filho e também delator Marcelo Odebrecht, preso desde 2015 na Operação Lava Jato.

Emílio, que foi um dos responsáveis por coordenar junto com os advogados as negociações com o Ministério Público Federal (MPF) para a colaboração premiada de executivos e ex-executivos da empreiteira, vai falar pela primeira vez ao juiz responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, por meio de videoconferência, diretamente do Fórum Criminal de São Paulo.

Além dele, também serão ouvidos na defesa de Marcelo o atual presidente do grupo Odebrecht, Newton de Souza, e os ex-executivos da empresa e também delatores da operação Pedro Novis e Márcio Faria.

Ligados à cúpula da empreiteira, eles vão depor na ação penal da Lava Jato em Curitiba na qual o ex-ministro Antonio Palocci é acusado de atuar para favorecer os interesses da Odebrecht junto ao governo federal na contratação de sondas de exploração do pré-sal com a Petrobras.

No documento em que indicia Palocci por corrupção passiva na Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era identificado nas planilhas da empreiteira Odebrecht como “amigo”, “amigo de meu pai” e “amigo de EO” devido a proximidade que o ex-presidente tinha com o patriarca da empreiteira. Lula teria recebido 8 milhões de reais de uma “conta-corrente de propina”, como classifica a PF, mantida com a Odebrecht. O valor teria sido pago entre o fim de 2012 e ao longo de 2013.

Por lei, Emílio poderia não falar nada que implicasse seu filho em irregularidades. Com fez o acordo de delação premiada, contudo, o patriarca do grupo será obrigado a contar o que sabe sobre os episódios apontados pelo MPF na acusação que atinge, além de Marcelo, os ex-executivos da empresa Hilberto Mascarenhas, Luiz Eduardo Soares e Olívio Rodrigues Júnior, supostamente envolvidos na lavagem de dinheiro de propina para a empreiteira.

Outras testemunhas

Na parte da manhã, também será ouvido pelo juiz federal Sergio Moro o ex-ministro da Justiça no governo Dilma José Eduardo Cardozo, arrolado como testemunha de defesa de Antonio Palocci. Além deles, outras duas testemunhas chamadas pela defesa do sociólogo Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, depõe pela manhã.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, será ouvido o vice-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles (PP), arrolado também como testemunha de defesa de Palocci, e outras sete testemunhas arroladas por demais réus da ação penal.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Trinitymotos Simão Dias Motos

    Logo após a prisão do filho ele mandou aprontar uma cela pra ele Emílio, Lula e Dilma estamos esperando.

    Curtir

  2. Francisco Martins

    Será que finalmente vai corroborar que era o “amigo”???
    E Bandillma Passadillma???

    Curtir

  3. Ataíde Jorge de Oliveira

    CONHeÇÇeR_A_Verdade!
    &
    FaÇa–SE o $oL nascer : Q U A D R A D O
    PS : aINDA_é Tempo.JUS

    Curtir

  4. Esse criminoso já devia estar na cadeia. Se nada fosse revelado pela lava jato ele teria ficado quieto e aproveitando os lucros obtidos pela atuação criminosa de sua empresa. A Odebrecht ou melhor organização criminosa tem que ser extinta. É um império do mal. Por onde passou deixou seus nefastos resultados da sua atuação criminosa. Não sabe trabalhar dentro das boas e honestas práticas comerciais. Se especializou na delinquência.

    Curtir

  5. Duvido que vai entregar o “Amigo”…to pagando pra ver…

    Curtir

  6. Leandros Parker

    Perguntar não ofende…Emílio Odebrecht não poderia dizer se o sítio de Atibaia é ou não de Lula? E também dizer que relações existem entre ele e os tais Suassuna e outro dono entre aspas?

    Curtir

  7. Leandros Parker

    Emílio Odebrecht.. o homem que sabe de tudo e nada conta sobre Lula.

    Curtir

  8. Severino de Araújo Ferreira

    Se o sr. Emílio falar toda a verdade, o tempero da sopa estará completo e Lula estará irremediavelmente comprometido até o pescoço. Não só Lula, mas Dilma e outros.

    Curtir

  9. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Esse é o maior cretino do Brasil.Com sua ganância, sacrificou o filho,netos, família em geral e arrebentou com o Brasil e os brasileiros. que arda no fogo do inferno.Fica tirando onda de bom moço e de bom pai e avô, mas, é o principal responsável por isso que está aí acabando com o Brasil.Safado!.

    Curtir