Clique e assine a partir de 8,90/mês

Em seu 1º dia, Dilma encontra autoridades internacionais

Presidente já encontrou principe de Astúrias e presidente do Uruguai

Por Luciana Marques - 2 jan 2011, 10h55

A presidente Dilma Rousseff acordou cedo na manhã deste domingo para dar início à sua primeira agenda de compromissos oficiais. Ela reservou o dia para encontrar autoridades estrangeiras, aproveitando a presença dos chefes de Estado no país, um dia após a cerimônia de posse.

O primeiro encontro da presidente ocorreu às 9h30, em uma reunião entre Dilma e o príncipe Felipe, de Astúrias. Em seguida, a presidente teve uma conversa com presidente do Uruguai, José Mujica, e com o primeiro-ministro da Coreia, Kim Hwang-Sik.

Até o início da tarde, Dilma ainda deve se encontrar com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates; com o presidente da Autoridade Nacoinal Palestina, Mahmoud Abbas; com o primeiro vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura; e com o ex-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, também participam dos encontros.

O primeiro encontro desta manhã seria com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele, porém, decidiu embarcar ontem mesmo para o seu país. Segundo a assessoria da Presidência, Chávez já havia conversado rapidamente com Dilma durante os cumprimentos na posse.

Os encontros, que durarão 30 minutos cada, incluirão a reafirmação de metas e de compromissos bilaterais. Dilma não terá compromissos oficiais na parte da tarde.

Continua após a publicidade
Publicidade