Clique e assine com 88% de desconto

Em parceria com VEJA, RedeTV! faz debate eleitoral hoje no Rio

Será o primeiro embate com Marcelo Freixo. Molon, Osório, Flávio Bolsonaro, Índio da Costa, Jandira Feghali, Crivella e Pedro Paulo confirmaram presença

Por Da redação - Atualizado em 10 dez 2018, 09h33 - Publicado em 9 set 2016, 07h15

Em parceria com VEJA, portal Uol e Facebook, a RedeTV! realiza nesta sexta-feira às 22h15 um debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. O encontro acontecerá no Centro de Convenções Sulamérica e também será transmitido pelo site de VEJA. Trata-se do segundo debate televisivo da corrida eleitoral no Rio e o primeiro com a presença do candidato Marcelo Freixo (PSOL).

A emissora adotou como critério de inclusão no debate os candidatos que apresentam mais de 9% das intenções de voto de acordo com as pesquisas mais recentes registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Freixo aparece com 11% das intenções de voto em levantamento Datafolha divulgado em 26 de agosto. Pelo mesmo motivo o debate realizado em São Paulo em 1º de setembro contou com a presença de Luiza Erundina, também do PSOL. Em 25 de agosto, o Supremo Tribunal Federal liberou a participação dos partidos nanicos nos debates a convite das emissoras – até então, a presença de candidatos de siglas com menos de nove parlamentares na Câmara estava condicionada à anuência de dois terços de seus adversários nas eleições municipais.

Além de Freixo confirmaram presença os candidatos Alessandro Molon (Rede), Carlos Roberto Osório (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB), e Pedro Paulo Carvalho (PMDB). O encontro será mediado pelas jornalistas Mariana Godoy e Amanda Klein. Por meio da página da emissora no Facebook os eleitores podem enviar perguntas aos candidatos.

No debate promovido em São Paulo, o líder nas pesquisas eleitorais, Celso Russomanno (PRB), foi poupado de ataques por Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT) e João Doria Jr. (PSDB). A estratégia dos três candidatos, que preferiram críticas entre si a ataques a Russomanno, se repetiu em relação ao primeiro debate, na semana passada – e se dá em meio à briga para ver quem disputará o segundo turno com o candidato do PRB. Um dos únicos momentos em que Russomanno foi criticado – e revidou, exaltado – se deu quando Major Olímpio (SD) questionou seus votos alinhados ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff no Congresso. Fora do primeiro debate por seu partido não ter ao menos dez deputados federais na Câmara, Erundina reclamou dos adversários por não terem se manifestado em unanimidade por sua participação no encontro anterior e bateu na tecla da ética, discurso comum entre os candidatos de sua legenda.

Publicidade

Além da cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a RedeTV!, em parceria com VEJA, Uol e Facebook, também realizará, em 16 de setembro, um debate entre os postulantes à prefeitura de Belo Horizonte.

Publicidade