Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Em artigo no ‘NYT’, Lula pede “renovação” no PT

Ex-presidente diz que partido "precisa recuperar a ligação diária com os movimentos sociais" após a onda de manifestações pelo Brasil

Por Da Redação 16 jul 2013, 17h42

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em artigo publicado no jornal norte-americano The New York Times que o PT precisa passar por uma “renovação profunda” para lidar com o atual cenário de manifestações e insatisfação crescente da população.

“O PT precisa recuperar a ligação diária com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas”, disse Lula, em texto sobre a onda de manifestações que sacudiu o país no mês de junho.

Leia também:

O que há por trás do contrato de Lula com “The New York Times”

Lula usou o espaço para repetir os argumentos repisados por petistas de que as manifestações no Brasil são resultado do sucesso econômico e social do país na última década. Segundo o ex-presidente, jovens de famílias pobres que conseguiram entrar em universidades, comprar carro e viajar de avião agora querem melhores serviços públicos. “As demonstrações são resultado dos sucessos econômico, político e social do país”, avalia o ex-presidente.

No artigo, Lula ainda defendeu a existência dos partidos políticos, cuja presença foi rechaçada nas manifestações pelo país. “A história mostra que quando os partidos são silenciados e as soluções são buscadas à força, os resultados são desastrosos, como guerras, ditaduras e perseguições de minorias”, disse Lula. “Sem partidos não pode existir uma democracia verdadeira.”

Este é o segundo artigo que Lula escreve para o NYT. O primeiro foi no começo de maio, logo após a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no qual Lula falava do cenário para a América Latina pós-falecimento do líder venezuelano.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade