Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Eduardo Paes sonha com turista ‘padrão Papa’ no réveillon de Copacabana

Prefeito cita os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude como exemplo de civilidade e boa educação

Por Da Redação 28 dez 2013, 17h48

Enquanto uns pedem “padrão Fifa”, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sonha com um turista “padrão Papa”. Com a cidade repleta de visitantes, no momento em que há transtornos no trânsito e nos transportes, Paes fez, neste sábado, um apelo às milhares de pessoas que se deslocam para o Rio, a maioria delas para assistir à queima de fogos do réveillon de Copacabana. “Vai ser um réveillon enorme. Se eu pudesse fazer um pedido, seria para que todo mundo se inspirasse no público da Jornada Mundial da Juventude. As pessoas deram um show de civilidade, com pouquíssimo lixo na praia, foram muito educados”, disse.

Leia também:

Virada do ano deve ser de chuva na maior parte do país

O espetáculo da JMJ foi o público

Protesto encurrala os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

O lixo na praia é um problema, de fato. Mas não o maior deles. Num ano marcado por protestos e vandalismo, a concentração de mais de 2 milhões de pessoas no bairro turístico é uma preocupação da prefeitura e das autoridades de segurança. Tradicionalmente a festa é tranquila, mas este ano há, além das obras que mudam o trânsito e os transportes em todo o Rio, o elemento novo, que eclode a cada vez que alguém reúne um grupo insatisfeito com os serviços públicos.

Continua após a publicidade

Os manifestantes estiveram presentes na visita do Papa, em junho. Mas acabaram ofuscados pela boa educação e o espírito ordeiro dos peregrinos da JMJ. Há, entre eles e o público do réveillon, algumas diferenças marcantes. A principal delas, o objetivo das festas. Enquanto na JMJ os jovens queriam rezar, na festa de Ano Novo a palavra de ordem é comemorar, com bebida, fogos de artifício e shows que avançam pela madrugada.

O pedido de Paes foi feito pela manhã, durante a inauguração de um novo trecho do BRT, o corredor expresso de ônibus que deve ficar pronto para a Olimpíada de 2016. Paes inaugurou o segmento do BRT Transoeste que liga o bairro de Santa Cruz ao Vilar Carioca, em Inhoaíba. O trecho que entrou em funcionamento neste sábado tem cinco estações.

Leia também:

Contas Abertas: O jogo de empurra das obras contra a chuva no Espírito Santo

Com atraso, governo corre para minimizar estragos da chuva no ES

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em sua cidade

Continua após a publicidade
Publicidade