Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma vai subir em palanques no Rio, Porto Alegre e Salvador

Agora ex-presidente, Dilma Rousseff deve apoiar candidatos a prefeito de PT e PCdoB, além de reforçar o discurso de 'golpe' contra o impeachment

Embora tenha deixado o Palácio do Planalto com popularidade baixíssima (só 13% de aprovação no Datafolha), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) vai participar das eleições municipais neste ano. Conforme assessores, Dilma já se dispôs a se engajar nas campanhas de apoiadores em ao menos três capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

Não é por acaso. Por trás da estratégia petista está um teste de adesão para uma futura candidatura de Dilma a cargos parlamentares em 2018, tendo como base alguma dessas cidades. A brecha é fruto da decisão do Senado de não inabilitar a presidente para exercer seus direitos políticos e ocupar funções públicas. Parlamentares questionaram no Supremo o abrandamento da pena.

Dilma pretende dividir suas atividades fora da Presidência entre Rio e Porto Alegre. Atualmente ela vota em Porto Alegre, onde fez carreira política e para onde levou sua mudança. Na capital gaúcha, deve subir no palanque de Raul Pont, candidato do PT. Mas a ex-presidente decidiu fixar residência em Ipanema, no Rio, onde terá mais visibilidade. O Rio é a capital em que ela possui mais aceitação no Sudeste. Ela apoiará a deputada Jandira Feghali (PCdoB), cujo vice, Edson Santos, é do PT.

LEIA TAMBÉM:
Quatro caminhões fazem mudança de Dilma para Porto Alegre
Dilma vai morar em apartamento a 200m da praia de Ipanema

Em Salvador, a candidata do PCdoB, deputada Alice Portugal, é uma estridente defensora de Dilma e já chegou a anunciar um compromisso com a presidente nesta sexta-feira. A atividade, no entanto, foi adiada para a próxima semana, com dia ainda a definir. “A ideia é ela vir a Salvador para apoiar a nossa campanha, fazer um comício e uma caminhada tradicional dos progressistas e sindicalistas no Campo Grande, centro de Salvador. Além de ela emprestar o apoio a nossa campanha, faríamos um ato de solidariedade em relação ao ocorrido [impeachment]”, disse a VEJA Vicente Neto, um dos coordenadores da campanha do PCdoB. A vice na chapa de Alice é Maria del Carmen (PT).

Terceiro maior colégio eleitoral do país, a cidade hoje é administrada pelo prefeito ACM Neto, estrela no DEM, mas sempre votou majoritariamente em Dilma e no PT nas campanhas presidenciais – e o Estado é governado pelos petistas há dez anos. Na última pesquisa do Ibope sobre o governo Temer, Salvador foi a capital do país que pior avaliou o peemedebista: 53% consideram o governo Temer ruim ou péssimo.

Escudeiro de Dilma, o ex-ministro Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) afirmou nesta terça-feira que a petista também vai gravar participações em programas de TV para o horário eleitoral nos próximos dias.

A direção do PT em João Pessoa (PB) quer que Dilma inclua uma passagem na cidade para apoiar o candidato Professor Charliton, mas a viagem ainda não entrou no roteiro da ex-presidente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aloisio Barros

    Isso mesmo dona anta. Suba em todos os palanques petistas e de aliados, para assim, enterrar de vez os poucos candidatos que existem por ai do PT.

    Curtir

  2. Rômulo Pinheiro

    Ótimo!
    Que vá mesmo aos comícios destes postulantes. Irá afundar de vez suas candidaturas, pois serão facilmente identificados, se havia alguma dúvida, pelos cidadãos conscientes e que desejam o melhor para usas cidades e cidadãos, principalmente nossas inocentes crianças.
    Fora pt, psol, pc do b , rede e assemelhados.
    Por um Brasil livre e promissor.

    Curtir

  3. AUGUSTO MARAJÓ

    Tomara que ela suba… Só assim a ficha vai cair, pra ela.

    Curtir

  4. Edison Rudolfo Galitzki

    E há quem pense que os minguados mortadelas arruaceiros que a mídia tem mostrado em atos de suposta resistência, são naturais ( lhes tire a mortadela e os $ 30,00 e o bando se esvai).
    Quem erguer a anta no palanque elegerá sua derrota.
    Nem precisam de oposição, eles próprios se auto exterminam, como se viu até então!

    Curtir

  5. Sérgio Cavalcanti

    O pior que vai angariar votos. O povo tá com “peninha” dela. Ô povo idiota!

    Curtir