Clique e assine a partir de 8,90/mês

Dilma oferece almoço mineiro a François Hollande

Primeira reunião oficial entre os presidentes tem picanha brasileira, carré de cordeiro e lombinho de porco. De sobremesa, doce de leite, queijo e goiabada

Por Cecília Ritto - 20 jun 2012, 15h02

Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da França, François Hollande, tiveram o seu primeiro encontro bilateral nesta quarta-feira. Os dois almoçaram juntos no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, a cerca de 30 minutos do Riocentro, onde acontece a Cúpula de Chefes de Estado da Rio+20. Apesar de o chefe de cozinha ser cearense, o cardápio escolhido pelo cerimonial da presidente foi a comida mineira. No cardápio, três opções: picanha brasileira, o carré de cordeiro ou o lombinho de porco. De sobremesa, doce de leite, queijo e goiabada cascão que chegaram diretamente do estado onde nasceu a presidente.

Também participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O hotel preparou o almoço para 14 convidados. Estão todos no salão Oriente, de 120 metros quadrados, normalmente usado para convenções.

Dilma abriu a Cúpula nesta manhã, e às 11h40 já estava de volta ao Windsor, onde está hospedada. Ela chegou na madrugada de quarta-feira ao Rio, diretamente do México, onde participou do encontro do G20. Às 9h30, deixou o hotel para seguir ao Riocentro, local da cúpula dos chefes de estado. À tarde, a presidente e Hollande têm compromissos no local. O presidente da França dará uma entrevista coletiva. Dilma fará a abertura protocolar, a segunda reunião plenária e se encontrará com os presidentes do Senegal e da Nigéria.

À noite, a presidente recepcionará os chefes de estado na Arena da Barra, próximo ao Riocentro. Depois, voltará ao hotel, onde está toda a delegação brasileira. São 52 apartamentos ocupados pela comitiva.

O hotel foi informado sobre a hospedagem do alto escalão do governo brasileiro há um mês. Todos os ministros, o vice-presidente e senadores – entre eles o ex-presidente Fernando Collor – estão hospedados no Windsor. Dilma dorme na suíte presidencial, de 195 metros quadrados.

LEIA TAMBÉM:

Dilma vai cobrar ação imediata contra a pobreza na Rio+20

Radar: Veja as fotos da suíte de Dilma Rousseff

Continua após a publicidade
Publicidade