Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Dilma não está bem’, diz Aécio

Dilma Rousseff tentou desqualificar o empreiteiro Ricardo Pessoa, que apontou uma lista de políticos e campanhas – inclusive a dela – como beneficiárias de dinheiro desviado da Petrobras

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff “não está bem” e “zomba da inteligência dos brasileiros”. A frase do tucano foi uma reação à fala de Dilma, que tentou desqualificar o depoimento do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, delator de políticos e campanhas – inclusive a da petista – favorecidas por dinheiro desviado da Petrobras.

Em uma fala de difícil compreensão, Dilma disse que “não respeita delator” e sugeriu uma comparação entre o empreiteiro e presos políticos durante a ditadura militar. “Eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora”, disse a presidente, em viagem aos Estados Unidos.

O presidente do PSDB criticou: “Ela desrespeitou seus próprios companheiros de resistência democrática ao compará-los aos atuais aliados do PT acusados de, nas palavras do procurador-geral da República, participarem de uma ‘corrupção descomunal'”.

Apontado como o chefe do chamado clube do bilhão, Ricardo Pessoa listou políticos e campanhas favorecidos em um termo de delação premiada homologado na semana passada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso de Dilma, o empresário indicou o repasse de 7,5 milhões de reais da UTC para a campanha de 2014.