Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma chega a Paris dois dias antes da COP-21

Comitiva, que saiu do Brasil sem compromissos agendados, anunciou encontros no domingo

A presidente Dilma Rousseff chegou a Paris dois dias antes da 21º Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-21, marcada para a próxima segunda-feira. Dilma e a comitiva de 17 pessoas deixaram o Brasil sem compromissos para o fim de semana previstos na agenda oficial. No final da tarde, a presidência informou que quatro reuniões bilaterais foram marcadas para o domingo, com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, com os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, e com o representante da Comunidade do Caribe (Caricom).

Em meio à crise política, a presidente Dilma cancelou as visitas que faria na próxima semana ao Vietnã e ao Japão, mas manteve a viagem a Paris. O roteiro inicial previa a saída da presidente da França na próxima segunda (30) diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã na terça (1º) e quarta-feira (2). Depois, seguiria para o Japão, onde pretendia, entre outros temas, conversar sobre a retomada da venda de carne processada bovina brasileira, que está embargada pelos japoneses desde 2012. Dilma também tinha agendado um encontro com o imperador japonês Akihito, no dia 4.

É a segunda vez que a presidente brasileira suspende uma visita ao Japão. Em 2013, ela cancelou a viagem por causa das manifestações que tomaram as ruas do país no período.

Dilma e a delegação brasileira estão hospedados no hotel Bristol.

(Da redação)