Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desafio de Dilma é sobreviver, diz jornal ‘Washington Post’

Publicação americana cita escândalo de corrupção, problemas no Congresso e diz que governo da presidente é um 'retrocesso no Brasil'

O jornal americano The Washington Post dedicou o editorial “Um retrocesso no Brasil”, neste domingo, à crise enfrentada pela presidente da República, Dilma Rousseff, cuja campanha de reeleição foi levada para o centro do escândalo do petrolão pela delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, revelada por VEJA. O jornal diz que Dilma enfrenta o desafio de “sobreviver” no Planalto.

O texto foi publicado por causa da visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos. Segundo a publicação, muitos dos problemas que a presidente enfrenta são resultado de políticas equivocadas de seu governo. “Não será fácil: ela viu muito de seu poder efetivamente esvaziado por líderes congressistas, que diluíram algumas de suas medidas de austeridade”, diz o texto. O Post ressalta que o próprio PT se opõe às “correções econômicas” em curso.

O editorial afirma que a corrupção em meio à uma recessão na economia provocaram uma crise na opinião pública. “A bolha parece ter explodido”, diz o jornal. Para reverter esse cenário, o Post defende que Dilma adote medidas liberalizantes para resgatar a confiança dos investidores privados. O jornal afirma que a correção de rumo deve levar à revisão das “políticas estatizantes” adotas por Dilma em seu primeiro mandato: “Sem isso, o futuro do Brasil permanecerá em suspenso”.

Leia mais:

Em NY, Dilma se cala sobre delação de dono da UTC

Lula se reunirá com PT em Brasília para cobrar ‘reação’

(Com Estadão Conteúdo)