Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

DEM se aproxima taticamente de Bolsonaro, sem descartar outros candidatos

Seguindo a sua tradição de esperteza política, o partido se associa como estratégia ao governo atual, mas deixa possibilidades em aberto para 2022

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 fev 2021, 09h36 - Publicado em 12 fev 2021, 06h00

Desde a sua criação, o Democratas quase sempre desempenhou um papel de coadjuvante na política nacional. Descendente direto da Arena, partido que deu sustentação ao regime militar, o DEM viveu seus anos de glória quando era chamado de PFL, respondia pela Vice-Presidência da República na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e controlava cargos poderosos da administração pública. Nos governos do PT, a legenda passou à oposição, condição com a qual nunca se sentiu à vontade. Não foram tempos fáceis. Ameaçada de extinção pelo então presidente Lula e com bancadas cada vez menores, a sigla decidiu se repaginar e renovou a sua direção, aposentando os velhos caciques que lhe deram fama. Esse plano de sobrevivência deu certo. Tão certo que, já no mandato de Jair Bolsonaro, o DEM conquistou as presidências da Câmara e do Senado, o que levou uma ala do partido a acalentar o sonho de lançar candidatura própria ao Palácio do Planalto ou, pelo menos, de influenciar na construção de uma candidatura presidencial de centro em 2022.

DE SAÍDA - Maia: a derrota fragilizou as articulações de uma frente oposicionista -
DE SAÍDA - Maia: a derrota fragilizou as articulações de uma frente oposicionista – (Cristiano Mariz/VEJA)

A um ano e oito meses das eleições, esse sonho por protagonismo ainda pode ser realizado, mas a tendência hoje é que o DEM honre seu histórico de linha auxiliar e, entre outras opções como coadjuvante, possa até embarcar na canoa da reeleição de Bolsonaro. A bússola partidária apontou para os lados do ex-capitão durante as eleições que definiram a nova cúpula do Congresso. Na condição de chefe da Câmara e de um dos parlamentares mais poderosos do país, Rodrigo Maia (DEM-RJ) lançou como postulante à sua sucessão o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), numa aliança que em tese reunia os três principais partidos de centro (PSDB, MDB e DEM), além de legendas de esquerda, como o PT e o PDT. O objetivo dessa articulação entre antigos adversários era derrotar Arthur Lira (Progressistas-AL), o nome apoiado por Bolsonaro, e dessa forma enfraquecer o presidente. A vitória de Rossi, se consumada, credenciaria Maia como negociador privilegiado de uma candidatura presidencial em 2022 e daria a ele mais força para tentar filiar ao DEM o apresentador Luciano Huck, de quem poderia ser o vice numa chapa presidencial. O partido poderia, finalmente, tentar subir ao centro do tablado. Maia só não contava ser traído pela bancada da própria legenda, que preferiu votar em Lira, eleito o novo presidente da Câmara com 302 votos, contra 145 de Rossi.

Considerando-se apunhalado pelos correligionários e tratorado por Bolsonaro dentro de sua própria casa, Maia disparou contra o presidente do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, acusando-o de traição e de vendilhão, por supostamente entregar a sigla ao governo em troca de cargos e outras benesses. Palavras duras, mas de pouco efeito prático. O fato é que a maioria do DEM não concordava com os planos de Maia. Oficialmente, o partido tem uma postura de independência com relação ao governo, mas na prática detém cargos importantes na administração federal. Comanda, por exemplo, os ministérios da Agricultura, com Tereza Cristina, e da Cidadania, com Onyx Lorenzoni, que pode ser transferido para a Secretaria-Geral da Presidência. As suas bancadas parlamentares votam com o governo em assuntos econômicos. O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi eleito com o apoio de Bolsonaro. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, uma das estrelas do partido, até ensaiou um afastamento do Planalto durante a pandemia de Covid-19, mas logo voltou aos braços do presidente. Notório representante do setor ruralista, que está fechado com Bolsonaro, Caiado se encarregou de responder publicamente à crítica de Maia a ACM Neto. “Não deve ser considerada pela classe política porque é indicadora de internação hospitalar.”

EX-CRÍTICO - Caiado: apoio ruralista ao presidente fez governador reconsiderar -
EX-CRÍTICO - Caiado: apoio ruralista ao presidente fez governador reconsiderar – (Edilson Rodrigues/Ag. Senado)

Isolado e magoado, Maia deve sair da legenda. Demitido por Bolsonaro no ano passado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que também se apresenta como oposicionista, deve seguir o mesmo caminho. Superada essa fase de decantação, o DEM deve continuar a fazer o que sempre fez de melhor: colocar os pés em todas as canoas possíveis, o que significa estreitar laços com Bolsonaro sem, no entanto, fechar as portas para uma futura composição com o governador João Doria ou com o empresário e apresentador de TV Luciano Huck, cuja filiação é cobiçada, entre outros, pelo Cidadania. Na última terça-feira, 9, ACM Neto foi a São Paulo para jantar com Doria. No encontro, Neto disse ao tucano que não há nenhuma definição sobre 2022 e responsabilizou Maia pelo que chamou de desgaste desnecessário (veja a entrevista na pág. 26). Ele ainda fez questão de ressaltar o histórico de parceria entre o DEM e o PSDB, mas não prometeu a reedição da aliança no ano que vem. Até aqui, Neto também não fez promessas a Bolsonaro, já que uma das maiores rejeições enfrentadas pelo presidente é justamente na Bahia, cujo governo estadual o presidente do DEM quer disputar em 2022.

A lista de opções da legenda, por sinal, é ampla — e talvez surpreenda os eleitores mais à direita do partido. “Não tenho o que esconder, já que ele nunca pediu segredo. O Neto sempre me afirmou que não havia hipótese de o DEM ir com o Bolsonaro. Ele me falou isso por diversas vezes. Dizia que era um erro e um suicídio político”, afirmou Carlos Lupi, presidente do PDT, partido que pretende lançar o ex-ministro Ciro Gomes à Presidência. “Para se ter uma ideia, há um mês seria o próprio Rodrigo o vice do Ciro”, acrescentou Lupi. Enquanto Maia conversava com os pedetistas (é notória sua admiração por Ciro), ACM Neto avançava nas tratativas com Bolsonaro. No fim do ano passado, o presidente recebeu o ex-prefeito, fora da agenda, para um café da manhã no Palácio da Alvorada. O encontro vinha sendo organizado desde o fim das eleições municipais e mobilizou um time de ministros que tentam levar o cacique do DEM para a base do governo, casos de Tereza Cristina e Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura.

ALERTA - Huck: aproximação do DEM a Bolsonaro torna filiação mais difícil -
ALERTA - Huck: aproximação do DEM a Bolsonaro torna filiação mais difícil – (Antonio Milena/VEJA)

À época, ACM Neto trabalhava para eleger Rodrigo Pacheco ao comando do Senado, enquanto a sua relação com Maia já dava sinais de desgaste. Antes da visita, auxiliares de Bolsonaro sondaram se ACM Neto toparia assumir a Casa Civil, hoje comandada pelo general Braga Netto. O convite foi recusado porque, segundo o democrata, o embarque definiria qual caminho o partido seguirá em 2022, o que ele não pretende fazer com tanta antecedência. É por isso também que o DEM até agora não deu garantia a Luciano Huck de que ele será candidato caso se filie à sigla. O apresentador ainda não decidiu se concorrerá nas eleições, mas participa cada vez mais do debate político e tem entre seus interlocutores figuras de relevo como o ex-presidente do BC Armínio Fraga e o ex-governador capixaba Paulo Hartung. Em conversas reservadas, Rodrigo Maia contou que Huck provavelmente anunciaria a sua decisão até o fim do primeiro semestre deste ano. O problema é que o DEM acha esse prazo muito curto para qualquer acordo definitivo. “O DEM não vai ter condições de se posicionar no primeiro semestre. Estamos com dificuldades de casar o timing das coisas”, afirma um líder do partido.

Continua após a publicidade

Frequentes nos últimos meses, os sinais de aproximação com o governo já vinham causando irritação em Rodrigo Maia, mas só se transformaram em racha interno com o desembarque do partido da candidatura de Baleia Rossi. Os próprios dirigentes do DEM costumavam repetir que a debandada representaria “um tiro no meio da cabeça” do então presidente da Câmara — e foi exatamente o que aconteceu. Só que quem deu o tiro foi o próprio Maia. Um dia antes da votação, ao ser informado da decisão da cúpula do DEM de não dar suporte ao seu candidato, Maia se indignou. Irritado, sem nenhuma temperança e capacidade de flexibilização, disse que a medida representava uma “desmoralização” e, fora de si, ameaçou deixar a sigla. “Vocês vão acabar com a minha carreira política”, vaticinou. Faltou jogo de cintura para aceitar a derrota, se recompor e olhar para 2022 sem se deixar levar pelo fígado.

OUTRO NINHO - Mandetta: isolado, o ex-ministro também deve deixar o partido -
OUTRO NINHO – Mandetta: isolado, o ex-ministro também deve deixar o partido – (Sergio Lima/AFP)

A crise interna no DEM é um sintoma inequívoco da dificuldade para a construção de candidaturas de centro em 2022. Bolsonaro já cooptou o chamado Centrão, que (hoje) tende a apoiar a sua reeleição. A derrota acachapante de Rodrigo Maia enterrou seu plano de construir uma alternativa própria no DEM e, de quebra, dificultou a vida de Luciano Huck, que vê um de seus principais apoiadores perder musculatura política rapidamente. No PSDB, a situação também não é pacífica. Durante a eleição para a presidência da Câmara, a bancada tucana ensaiou fazer o mesmo e abandonar a aliança em torno de Baleia Rossi. Só desistiu por pressão, entre outros, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem a adesão a Lira arranharia a imagem da legenda diante dos eleitores.

Há mais algaravia no ninho. Determinado a disputar o Planalto, Doria aproveitou a confusão para forçar a saída do partido do deputado Aécio Neves, a quem acusa de comandar a insurreição a favor de Lira. Esquecido de que política não faz com rompantes, o governador também anunciou a intenção de comandar o PSDB, a fim de facilitar o seu projeto eleitoral. Evidentemente, parte do partido reagiu e declarou que resistirá a essa ofensiva. Espertamente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, outro nome da legenda cotado para disputar o Planalto, começou a criticar Doria publicamente. Enquanto o centro se consome em disputas internas, Bolsonaro corre sozinho em sua raia e vai liderando a disputa. Apesar da crise econômica, da confusão em relação à vacina e de seus desatinos diários, o atual ocupante do Palácio do Planalto tem 28% de intenções de voto para presidente, segundo um levantamento da XP/Ipespe divulgado na semana passada. Em segundo lugar, aparecem empatados o ex-ministro Sergio Moro e o petista Fernando Haddad, com 12%. Ciro Gomes tem 11%. Os centristas Huck e Doria registraram apenas, respectivamente, 7% e 4%. Pragmático, o DEM de ACM Neto estará de olho nesses números até o último momento possível, antes de se posicionar.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 17 de fevereiro de 2021, edição nº 2725

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.