Datafolha: Reprovado por 36%, Paes vai pior que em outros mandatos
Gestão do prefeito do Rio é considerada boa ou ótima por apenas 21% dos cariocas

Cerca de um ano meio após ganhar o segundo turno de 2020 e voltar à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes (PSD) tem sua gestão considerada ruim ou péssima por 36% dos cariocas, segundo nova pesquisa Datafolha. Trata-se do pior índice do prefeito nos três mandatos em que esteve à frente do município – antes, governou a segunda maior cidade do país entre o início de 2009 e o fim de 2016.
A reprovação é maior que a aprovação: apenas 21% dos entrevistados consideram a administração boa ou ótima. A maior parcela dos cariocas, de 42%, a considera regular, enquanto 2% não responderam.
O Datafolha observou que a reprovação só é maior que a de seu mais recente antecessor, Marcelo Crivella, em 2018, e a de seu padrinho político, Cesar Maia, em 1994. Apesar do sucesso da vacinação contra a covid na cidade, Paes enfrentou nos últimos meses problemas com garis e rodoviários, o que pode ter prejudicado sua avaliação entre os mais pobres. São justamente eles os que mais reprovam a gestão: 39% dos que ganham até dois salários mínimos puxam para cima o percentual de ruim ou péssimo, enquanto apenas 23% dos que recebem mais de dez salários a avaliam dessa forma.
A pesquisa também perguntou em quem os entrevistados votarão para governador neste ano, a fim de mensurar quais eleitores mais aprovam ou rejeitam o mandato de Paes. A pior avaliação está entre os que dizem votar no governador Cláudio Castro (PL) ou no ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil), cuja candidatura ainda não está totalmente definida. A maior aprovação ao prefeito se dá nos eleitorados de Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT).
O ex-comandante do Bope e da PM que auxilia a campanha de Freixo
Escolhido por Paes para a disputa estadual, o advogado Felipe Santa Cruz (PSD) ainda aparece sem força nas pesquisas. O grupo político deles e o PDT teceram um acordo para estarem juntos numa aliança, mas, como ambas as partes relutam em ceder, ela pode ter uma ruptura.
O levantamento do Datafolha divulgado neste domingo entrevistou 644 cariocas acima de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões. A margem de erro é de até quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)