Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Datafolha: Paes mantém vantagem e venceria no 1º turno

Prefeito candidato à reeleição tem 53% das intenções. Marcelo Freixo, do PSOL, subiu 3 pontos e chegou a 13%. Horário eleitoral gratuito não alterou cenário

Por Da Redação
29 ago 2012, 20h13

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, indicou que o início da propaganda eleitoral na TV não alterou de forma significativa as intenções de voto no Rio. Do último levantamento, divulgado no dia 20 de julho, ao fim deste mês de agosto, todos os candidatos à prefeitura da cidade permanecem com percentuais semelhantes, se considerada a margem de erro de três pontos. O prefeito Eduardo Paes, do PMDB, saiu de 54% para 53% das intenções de voto. Em segundo lugar está Marcelo Freixo, do PSOL, que passou de 10% para 13%. O instituto fez a última pesquisa nos dias 28 e 29 de agosto e entrevistou 944 pessoas.

A expectativa dos postulantes ao Palácio da Cidade era de que a vantagem do líder nas pesquisas, Paes, diminuísse com a propaganda obrigatória da TV e no rádio. Por enquanto, o tempo do peemedebista de aparição- de 16 minutos contra uma média de 2 minutos por candidato da oposição- tem sido favorável. Ainda assim, apesar de os candidatos estarem mostrando o rosto em horário nobre na televisão, 10% ainda não sabem em quem votar, 6% não votariam em nenhum ou rejeitam todos e 12% votariam em qualquer um.

Rodrigo Maia, do DEM, caiu de 6% para 5% na pesquisa Datafolha. O tucano Otávio Leite foi de 4% para 3%. Aspásia, do PV, Cyro Garcia, do PSTU, Fernando Siqueira, do PPL, e Antônio Carlos, do PCO, permanecem com 1%.

O candidato Rodrigo Maia é o que tem a maior rejeição: o percentual chega a 31%. Em segundo lugar desse ranking há um empate entre Eduardo Paes e Aspásia Camargo. Dos entrevistados ouvidos pela pesquisa, 17% afirmaram que não votariam nos dois de maneira alguma.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa Datafolha aponta vitória de Paes no primeiro turno

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.