Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datafolha: Paes mantém vantagem e venceria no 1º turno do Rio

Pesquisa feita nos dias 25 e 26 de setembro mostra prefeito candidato à reeleição com 55% das intenções de voto; Freixo tem 19%

O prefeito Eduardo Paes manteve, segundo pesquisa Datafolha, a vantagem que daria a ele a vitória em primeiro turno na eleição no Rio de Janeiro. Os dados, colhidos entre os dias 25 e 26, foram apresentados nesta quinta-feira e mostram Paes com 55% das intenções de voto – índice praticamente inalterado desde o primeiro levantamento, de 20 de julho (54%). Marcelo Freixo (PSOL) também subiu pouco e segue na segunda colocação, com 19% – na primeira, em julho, tinha 10%.

Quando considerados apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos), a diferença entre Paes e Freixo aumenta ainda mais e chega a 43 pontos porcentuais: o atual prefeito fica com 65% das intenções de votos, e o candidato do PSOL com 22%.Também foi feita uma simulação de segundo turno na qual Paes obteria 61% dos votos, ante 30% de Freixo.

Rodrigo Maia (DEM) tem 4%, Otávio Leite (PSDB), 3%, e Aspásia Camargo, 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL) têm 1% cada. Votos brancos e nulos somam 8%, e 7% aparecem como indecisos. Nenhum deles varia significativamente quando considerados os votos válidos.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou menos. O Datafolha ouviu 1.461 eleitores na capital.

Leia a série de entrevistas do site de VEJA com os principais candidatos a prefeito:

Eduardo Paes: “A saúde é o desafio do Rio de Janeiro”

Marcelo Freixo: “Quem diz que governa para todo mundo mente para alguém”

Rodrigo Maia: “Até meu eleitor me conhece pouco”

Otávio Leite: “Sou um tucano em busca dos ninhos cariocas”

Aspásia Camargo: “O saneamento seria um ótimo legado da Olimpíada”