Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datafolha: Dilma cai para 46% e chances de 2º turno aumentam

A pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta terça-feira, 28, aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), não tem mais a vitória nas eleições assegurada já no primeiro turno.

De acordo com o novo levantamento, a candidata petista caiu 3 pontos percentuais e agora possui 46% das intenções de voto, contra 28% de José Serra (PSDB) e 14% de Marina Silva (PV).

Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma apresenta 51% na preferência, Serra, 32%, e Marina, 16%. Os votos brancos, nulo e eleitores que não votarão em nenhum candidato somam 3%. O número de indecisos é de 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Segundo o Datafolha, a pesquisa já reflete o escândalo envolvendo a ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e seu filho, Israel Guerra, que agia como lobbista, intermediando contratos milionários no governo.

Houve queda nas intenções de voto para Dilma em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade. A candidata petista perdeu votos com as mulheres (de 47% para 42%) e eleitores com renda entre dois e cinco salários mínimos (recuo de 5%).

Segundo turno – A vantagem de Dilma também caiu em um eventual segundo turno. Ainda em primeiro lugar, a candidata perdeu três pontos e teria 52% dos votos, contra 39% de José Serra, que subiu um ponto.

Realizada com 3.220 entrevistados no dia 27 de setembro, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 32913/2010.