Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

AO VIVO: deputado que relatou comissão da Saúde do AM fala à CPI

Fausto Junior (PRTB) deve detalhar as investigações em âmbito estadual sobre supostas fraudes na compra de equipamentos

Por Da Redação Atualizado em 29 jun 2021, 10h04 - Publicado em 29 jun 2021, 06h41

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira, 29, o deputado estadual Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB-AM). O parlamentar foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas em 2020. Ele deve ser questionado sobre detalhes das investigações de atos administrativos ilícitos durante a crise sanitária, como supostas fraudes na compra de equipamentos.

O requerimento de convocação é de autoria de Marcos Rogério (DEM-RO). Ele afirma que, desde 2020, o governo do Amazonas é alvo de investigações coordenadas pela Polícia Federal referentes a fraudes em aquisições emergenciais e desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia. A CPI estadual foi instalada em maio do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Corrupção no AM superfaturou até contrato de limpeza de hospital

Marcos Rogério salienta que, após 120 dias, as investigações revelaram que autoridades, servidores públicos e representantes de empresas privadas se associaram com o intuito de obter vantagens patrimoniais indevidas. Além disso, de acordo com o senador, a CPI da Saúde teve atuação decisiva e complementar nas linhas de investigação do chamado “escândalo dos ventiladores pulmonares” comprados pelo governo do Amazonas por intermédio de uma loja de vinhos.

A crise de saúde no estado é também uma das linhas de investigação da comissão no Senado.

Continua após a publicidade

Publicidade