Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comp Air 9: o monomotor de Roger Agnelli

Modelo é feito de fibra de carbono e é destinado ao transporte pessoal

O avião que caiu em uma residência na Casa Verde, na zona norte de São Paulo, em acidente que matou o ex-presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, e outros familiares neste sábado, era um monomotor modelo CA-9 produzido pela empresa americana Comp Air. A aeronave, de prefixo PR-ZRA, pertencia ao próprio empresário e estava em situação regular, informou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ao jornal Folha de S. Paulo.

A Fiberprop, empresa brasileira responsável por comercializar os aviões da Comp Air no país, informa em seu site as especificidades do avião comprado por Roger Agnelli. Trata-se de um avião feito inteiramente com fibra de carbono, “destinado principalmente ao transporte pessoal, com elevada velocidade de cruzeiro, grande carga útil, interior amplo e confortável, versátil e silencioso.”

Sua turbina de 1.000 hp (ao nível do mar) possibilita velocidade de cruzeiro de 250 nós, mesmo com o trem de pouso fixo. Ainda segundo a empresa, a cabine, com largura de 1,37 metros, acomoda confortavelmente 8 pessoas (incluindo o piloto). No acidente que matou Agnelli, estavam a bordo sete pessoas. Todas morreram.

O avião decolou às 15h20 no Campo de Marte e caiu três minutos depois, na altura do número 110 da Rua Frei Machado, no Jardim São Bento. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Aeronave de pequeno porte cai sobre uma residência na Casa Verde, zona norte de São Paulo (SP), neste sábado (19). Não há informações sobre vítimas. O aeroporto opera com aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem Aeronave de pequeno porte cai sobre uma residência na Casa Verde, zona norte de São Paulo (SP), neste sábado (19). Não há informações sobre vítimas. O aeroporto opera com aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem

Aeronave de pequeno porte cai sobre uma residência na Casa Verde, zona norte de São Paulo (SP), neste sábado (19). Não há informações sobre vítimas. O aeroporto opera com aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem (/)

(da redação)