Como o PT vê a condição de Donald Trump sobre conflito com Maduro
Deputado afirma que tradição diplomática brasileira impede aceitar determinação do presidente americano
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou, em entrevista ao Ponto de Vista desta segunda, 8, que o governo brasileiro não aceitará qualquer condicionamento dos Estados Unidos que envolva a retirada de Nicolás Maduro do poder como pré-requisito para negociações sobre a crise na Venezuela. A posição veio após o presidente Donald Trump ter transmitido a Luiz Inácio Lula da Silva a exigência durante a conversa telefônica entre os dois líderes (este texto é um resumo do vídeo acima).
Brasil defende diálogo e repudia intervenção militar
Zarattini reforçou que a diplomacia brasileira — no governo Lula e historicamente — opera sob o princípio da não intervenção em assuntos internos de outros países:
“A tradição da diplomacia brasileira é de não intervenção nos assuntos internos de outros países. Da mesma forma que advogamos isso para o Brasil, advogamos para os outros.”
+ A contrapartida para o Brasil se Lula ajudar com Maduro na Venezuela
Segundo o deputado, o país enxerga com preocupação qualquer menção a uma eventual ação militar contra Caracas:
“Nós não concordamos com nenhum tipo de intervenção militar na Venezuela. Isso transformaria a América Latina em um Oriente Médio, numa faixa de Gaza, numa Ucrânia. É tudo que a gente não precisa.”
Governo insiste em saída pacífica e diálogo político
O parlamentar defendeu a retomada de negociações internas na Venezuela para que haja convivência democrática entre as forças políticas, mas alertou que não caberá ao Brasil apoiar soluções impostas por outros países:
“É necessário restabelecer uma situação que permita a convivência de todas as forças políticas na Venezuela, mas não é possível concordar com intervenção militar. Não é bom para o Brasil, não é bom para a América Latina.”
VEJA+IA: Este texto resume um trecho do programa audiovisual Ponto de Vista (confira o vídeo acima). Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial e supervisão humana.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
A vez do general que teria planejado matar Lula e Alexandre de Moraes
O que diz a última pesquisa sobre o potencial de Flávio na disputa presidencial
Flávio Bolsonaro admite desistir de candidatura: ‘eu tenho um preço para isso’







