Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão da Verdade defende revisão da Lei de Anistia no STF

Movimento ocorre depois de documento da CIA indicar que presidentes militares sabiam e autorizaram a execução de inimigos políticos durante a ditadura

Membros da Comissão Nacional da Verdade defendem a revisão da Lei de Anistia no Supremo Tribunal Federal (STF) depois da revelação de que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou diretamente a execução de opositores da ditadura militar (1964-1985), informação relatada em documentos da CIA publicados pelo governo americano.

A lei de 1979 voltou à pauta da Corte após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrar com recurso questionando o perdão concedido aos militares e outros agentes de Estado que praticaram tortura ou outros crimes comuns durante a ditadura.

“É possível que, com essa nova composição do Supremo, aparentemente muito mais sensível a essas questões relevantes do ponto de vista social, a lei seja reexaminada. Esse fato pode servir justamente para estimular essa resolução desse impasse”, disse Pedro Dallari, professor de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da comissão, criada durante o governo Dilma Rousseff e que funcionou entre 2012 e 2014.

Ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso e também integrante da comissão, José Carlos Dias disse esperar que o Supremo analise o caso após as revelações do documento da CIA. “Espero que esses fatos levem o Supremo a rediscutir a questão da anistia”, declarou. “Eu acho que é necessário punir os responsáveis.”

Após a divulgação do documento pelo governo americano, o engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, morto durante a ditadura, enviou nesta sexta-feira (11), uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), sobre o memorando da CIA. Ele pede que o governo brasileiro solicite ao governo dos EUA a liberação completa dos registros da CIA.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luiz Chevelle

    Comissão da Meia Verdade, a rainha do mimimi.

    Curtir

  2. sinesio gimene

    kkkk verdade? vindo da dilmanta , kkkkk isto é piada, a esquerda que mais mente neste pais e toda a esquerda que sempre falou e fez o contrario, estao de brincadeira, a verdade é uma só a esquerda fez o caos, a esquerda só mentiu e continua mentindo quem acredita no que dizem , só os bandidos da midia que adora a esquerda de bandidos, da bagunça da desordem , quem faz o errado é certo e o certo é o errado

    Curtir

  3. sinesio gimene

    a esquerda de bandidos diz pode matar qualquer policial , mas se o policial matar o bandido será punido é uma esquerda de bandidos

    Curtir

  4. Essa vagabunda, assaltante de banco, sim assaltante de bancos e nada mais, uma oportunista escondendo-se atrás de uma causa falida, já está enchendo o saco, “Porque não te calas”.

    Curtir

  5. Será que Dilma conhece o conceito filosófico da Verdade.A Tigrada já treinoua tigrada que por sua vez preparou magnificamente a 2º geração da Tigrada. Dilma, Zé Dirceu e outros estão por aí porque não ofereciam o perigo que demonstração para participar da partilha dos assaltos.. Dilma era ruim demais para a subversão. Havia um Ato Institucional avisando. Desafiou quem quis.

    Curtir

  6. Pablo Sanchez

    Comissão da MEIA verdade, porque essa mesma comissão FAZ de CONTA que esqueceu os Crimes da Dilma , que sequestrou e ajudou a matar Brasileiros inocentes, esta comissãozinha também esqueceu de dizer que a GRANDE maioria dos rebeldes mortos eram Assassinos e Ladrões , ou seja , esqueçam essa comissão de faz de conta e Homenageiem os Verdadeiros Heróis que foram os Militares.

    Curtir