Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coligação de Lula aciona TSE contra atos de Bolsonaro em 7 de Setembro

Os advogados alegam abuso de poder político e econômico e solicitam que as imagens do evento não possam ser utilizadas na campanha eleitoral

Por Luisa Purchio Atualizado em 10 set 2022, 15h13 - Publicado em 10 set 2022, 14h46

Neste sábado, 10, a Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato Luiz Inácio Lula da Silva, acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que o candidato oponente, Jair Bolsonaro, utilize imagens das ações comemorativas de Sete de Setembro, bicentenário da Independência do Brasil, em sua campanha eleitoral. Na ocasião, Bolsonaro discursou a seus apoiadores fazendo clara campanha a favor de sua eleição.

Os advogados da Coligação ajuizaram uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) alegando abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação, contra Bolsonaro e 17 participantes e financiadores dos eventos em Brasília e no Rio de Janeiro.

“Ao contrário da postura de chefe do Estado brasileiro que lhe caberia, Jair Bolsonaro, com o apoio dos demais investigados, valeu-se do momento como palco de comício eleitoral em benefício de sua candidatura – inclusive, deve-se dizer, custeado por verbas do estado destinadas ao ato, cuja finalidade foi deturpada pelos investigados”, afirma o documento.

A Ação afirma que o ato foi “transformado pelos investigados em pretexto para a promoção abusiva e ilícita da candidatura de Jair Messias Bolsonaro à reeleição” e detalha as ações de cada um dos outros participantes. Entre as acusações, estão ainda a utilização de propaganda eleitoral gratuita na televisão para a convocação ao evento, altos valores despendidos com o desfile e presença de apoiadores políticos no palco sem cargos institucionais.

Entre os pedidos da ação, estão a retirada liminarmente de “quaisquer materiais gráficos, fotografias ou vídeos, produzidos
por ele ou por terceiros, dos atos realizados em Brasília/DF e no Rio de Janeiro/RJ no dia 7 de setembro de 2022″ , além de remoção de vídeo veiculado no Youtube da TV Brasil.

Continua após a publicidade

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV, PCdob, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.