Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coach arrecada R$ 1 milhão para financiar a própria campanha ao Planalto

Pablo Marçal realizou evento em estádio lotado de SP para se lançar candidato à Presidência da República

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 3 Maio 2022, 19h54 - Publicado em 3 Maio 2022, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • André Janones tem um novo concorrente entre os presidenciáveis que, gestados na popularidade na internet, acreditam que vale a pena – e a fama – de se lançar candidato à Presidência da República. O coach Pablo Marçal, cujo maior feito público foi ter se perdido, com 67 alunos, no alto do Pico dos Marins, em Piquete (SP) em janeiro, filiou-se ao PROS, pleiteou aos caciques da legenda o direito de disputar a preferência do eleitor da congestionada terceira via contra João Dória (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Sergio Moro (União) e no domingo, 1º, forneceu a primeira amostra do que seria sua campanha ao Palácio do Planalto.

    Marçal arrecadou mais de 1 milhão de reais com o evento no qual anunciou ter interesse em disputar a Presidência nas eleições de 2022. Ele cobrou ingressos de cerca de 20 mil pessoas que se dispuseram a desembolsar 50 reais para ouvi-lo, com ares de culto religioso, cantar louvores e discursar sobre os malefícios da classe política. “Nesse país, os traíras, os ladrões e os corruptos voltam a governar, mas aqueles que querem dar a própria vida pela nação são aniquilados”, afirmou. As arquibancadas da Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo, lotaram.

    Aos potenciais eleitores mais interessados havia à disposição o que chamou de “Pablo Store”, loja autorreferencial em que vendia canetas, camisetas e livros sobre si mesmo. Com mais de 2 milhões de seguidores apenas em uma rede social, Marçal se apresenta como investidor, empresário, escritor, coach, promoter, palestrante e ex-atendente de call center. No momento, diz, “está político”. As preferências ideológicas? Enéas Carneiro, folclórico político brasileiro, morto em 2007, que repetidamente é retratado como ícone da extrema-direita na história recente do país.

    Na primeira eleição que disputou, em 1989, Enéas ficou apenas no sétimo lugar, mas popularizou o bordão “Meu nome é Enéas” ao encerrar a brevíssima participação de 15 segundos a que tinha direito no programa eleitoral. Até o PROS vê a candidatura de Pablo Marçal como um clássico golpe de autopromoção, mas se ele chegar lá será tão breve quanto o ídolo político: terá 17 segundos de TV.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.