Clique e assine com até 92% de desconto

Ciro chama Fernando Holiday, vereador de SP, de ‘capitãozinho do mato’

Presidenciável do PDT cita iniciativas do parlamentar do DEM contra as cotas e o Dia da Consciência Negra; é ‘injúria racial pura e simples’, diz Holiday

Por Da Redação Atualizado em 18 jun 2018, 20h07 - Publicado em 18 jun 2018, 17h40

O pré-candidado do PDT à Presidência da República Ciro Gomes chamou o vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) de ”capitãozinho do mato” durante entrevista à rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira. A expressão faz referência ao personagem que ficou conhecido como “capitão do mato” durante o período da escravidão no Brasil: um serviçal dos proprietários rurais às vezes negro , encarregado de capturar escravos fugitivos.

A frase foi proferida enquanto o presidenciável discorria sobre um eventual apoio do DEM à sua candidatura para as eleições de outubro. O vereador foi citado como um dos motivos pelos quais há dificuldades para se firmar um acordo entre os partidos. “Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato no passado”, disse.

  • No Fórum Única, evento promovido em São Paulo, nesta segunda-feira, pelo setor sucroalcooleiro, Ciro citou dois pontos da atuação de Holliday que justificariam sua fala: a iniciativa de tentar acabar com o Dia da Consciência Negra e a apologia pelo fim das cotas. “Portanto, capitão do mato, aqui, é uma metáfora segura que eu tenho que ele faz esse papel em pleno século XXI”. Confrontado com o fato de que Holliday ser do partido do amigo Rodrigo Maia, Ciro respondeu apenas com um “Pois é”.

    Em sua conta no Twitter, Holiday destacou que a ”gravidade do ato foge da esfera política” e que não se trata de ”divergência ideológica, mas de injúria racial pura e simples”. Ele afirma, ainda, que processará o pré-candidato. ”Nossa conversa será na Justiça”, disse.

    Reprodução/Reprodução
    Continua após a publicidade
    Publicidade