Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chanceler brasileiro vai aos EUA falar sobre espionagem

Ministro das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, chega a Nova York nesta terça-feira para encontrar conselheira de Nacional de Segurança americana

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, viajará aos Estados Unidos para se encontrar nesta quarta-feira com a conselheira de Nacional de Segurança do país, Suzan Rice. O chanceler conversará com Suzan sobre as denúncias de espionagem americana nas comunicações da presidente Dilma Rousseff. A reunião será em Nova York.

O Planalto antecipou na última sexta-feira que Figueiredo encontraria Suzan Rice. Figueiredo estará na cidade a partir de desta terça-feira e deverá ficar até a próxima sexta, de acordo com a Agência Brasil.

A presidente Dilma Rousseff disse, também na sexta, que o presidente dos EUA, Barack Obama, responderia ao país em cinco dias até esta quarta-feira. Eles se encontraram em São Petersburgo, na Rússia, após reunião da cúpula do G20. Dilma afirmou que Obama prometeu assumir de forma “direta e pessoal” a investigação sobre as denúncias de espionagem. A visita de Estado de Dilma aos EUA ainda depende da resposta de Obama.

Na semana passada, o ministro recebeu o embaixador dos EUA em Brasília, Thomas Shannon. O Itamaraty também pediu explicações por escrito a Washington sobre a espionagem.

Leia também:

Governo americano espionou Petrobras, diz Fantástico