Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caso Miller: Gilmar diz que ‘não aceita’ ser considerado suspeito

Ministro pediu que presidente do Supremo rejeite ação de ex-procurador, que quer afastá-lo de seu processo na Corte

O ministro Gilmar Mendes encaminhou um ofício a Cármen Lúcia, no dia 18 de dezembro, às vésperas do recesso do Poder Judiciário, solicitando que seja rejeitado um pedido de suspeição apresentado pelo ex-procurador Marcelo Miller contra ele em habeas corpus. Baseado em declarações públicas de Gilmar, Miller alega que o ministro já tem posição formada sobre seu caso e, portanto, deve ser afastado.

Como exemplo, o ex-procurador cita uma frase em que o ministro teria dito que “todos sabiam” de seu envolvimento com a delação da JBS, que seria acobertado pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. No ofício enviado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar cita o Código de Processo Penal para alegar que tem direito a recusar ser afastado do processo: “o juiz recusado poderá reconhecer a suspeição ou o impedimento. Não aceito a recusa”, escreveu.

Na avaliação de Gilmar Mendes, as falas dele não demonstram “inimizade capital” com Marcelo Miller e só observam que ele era visto como um “acusador virulento, agressivo e arbitrário”. “A roda da fortuna virou e de acusador implacável passou a acusado de delitos graves”, ironizou.

O ministro argumenta que atendeua  todos os pedidos de Miller que constam do habeas corpus — ficar em silêncio durante depoimento na CPMI e ter acesso a documentos colhidos pela comissão. “Comprovando minha independência na avaliação da causa, antes mesmo de tomar conhecimento da presente arguição, deferi medida liminar, nos exatos termos em que requerida”.

Antes de encerrar, ele voltou a criticar a conduta de Miller enquanto procurador e chamou de “lição de vida” o fato de ele estar requerendo proteções na Justiça: “O arguente, que, segundo relatos, teria pouco respeito pelo due process of law [devido processo legal, em inglês], agora se viu na contingência de suplicar proteção judicial efetiva. Certamente, é um duro aprendizado e uma lição de vida inolvidável”. “Essa é a beleza do estado de direito: ele protege até mesmo seus violadores sistemáticos”, concluiu.

Leia na íntegra o pedido de Gilmar Mendes

Cabe à presidência do Supremo a decisão sobre suspeição de ministros. Apesar de Cármen Lúcia estar de plantão na Corte até o fim do recesso, em fevereiro, não há previsão para quando o pedido de Miller será julgado e Gilmar afastado ou não da condução do caso.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. sinesio gimene

    gilmar boca de sapo nao deveria estar no stf é bandido de carteirinha , tem sim é que ser preso, este canalha nao merece estar no stf , a segunda turma é composta de bandidos , advogados do capeta

    Curtir

  2. sinesio gimene

    gilmar via……. o cara mais fdp que eu já vi é um afronta ao povo este sim tem que se fd 563676$%$%#%$$%%$$#@#$%%

    Curtir

  3. sinesio gimene

    ESTE VAGABUNDO NAO ACEITA NADA , É um tralha na justiça , o unico homem justo que existe na face da terra, só solta bandidos amigos dele , bandidos com bandidos se entendem, exterminio ao boca de sapo

    Curtir

  4. Francisco Lemos

    o cidadao brasileiro paga os impostos mais caros do mundo apenas pra sustentar supersalarios, mordomias bilionarias e propinas pra autoridades corruptas e inuteis. Gilmar e o simbolo do atraso. Brasil nunca saiu da idade media. E ainda somos obrigados a chama-los de vossa excelencia.

    Curtir

  5. Paulo Roberto Correa Lima

    APÓS SUAS DECISÕES EM SOLTAR AS PESSOAS ENROLADAS COM A JUSTIÇA, VOSSA EXA. GOSTARIA DE SER CONSIDERADO COMO? DIGA LÁ!

    Curtir

  6. Wagner Benetollo

    Até aí! O Lula também não aceita ser condenado, mas é e ainda será em outros processos.

    Curtir

  7. O SINISTRO gilmar mendes pode não aceitar, mas que ele é um fora-da-lei, isto ele é. CADÊ AS FORÇAS ARMADAS?

    Curtir

  8. Paulo Henrique Domingos de Oliveira

    Uma garrafinha de gasolina e um palito irá queimar a bola dele! 🔥🔥

    Curtir

  9. JOÃO CARLOS FÉLIX DA SILVA

    O “Libertador” se tivesse um mínimo de dignidade, se retiraria do STF pq não tem mais a mínima condição de julgador de qualquer processo que caia nas suas mãos, devido ao seu desempenho vergonhoso em soltar corruptos. Ele é um dos encarregados no Judiciário de prejudicar a Lava Jato. Sua conduta é tão rasa que formiga atravessa com água nas canelas, conforme Nelson Rodrigues.

    Curtir