Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Campanha de Doria aposta em virada em agosto

Expectativa é que Bolsonaro e Lula desidratem e surja uma onda que leve o tucano ao segundo turno

Por Letícia Casado 8 Maio 2022, 16h33

A equipe da campanha presidencial de João Doria (PSDB) trabalha com a perspectiva de o candidato subir nas pesquisas a partir de julho, pouco mais de dois meses antes da eleição. A virada se daria em agosto — a campanha de fato começa no dia 16 —, depois de Doria se apresentar ao eleitor e conseguir reduzir a rejeição em relação a seu nome. O ex-governador de São Paulo enfrenta alto nível de rejeição e baixa intenção de votos, segundo as pesquisas eleitorais.

A estratégia é focar em duas frentes. A primeira visa apresentar os resultados na administração paulista: comparar o PIB do estado com o do Brasil, mostrar programas para combater desmatamento e estimular o reflorestamento, e explorar os indicadores de segurança pública.

O outro enfoque da equipe tem como objetivo humanizar o candidato — Doria vira apenas “o João”. Os levantamentos internos do grupo de trabalho mostram que a maior parte da população não conhece a história de vida do político que teve uma infância pobre, com o pai exilado durante a ditadura e a mãe educando os filhos sozinha; a orfandade e as dificuldades que ele enfrentou até conseguir se tornar um empresário de sucesso.

O núcleo da campanha de Doria avalia que ele sofre preconceito de diferentes grupos da população e que pode desmistificar isso com as inserções na TV e ações em redes sociais.

A aposta é que, ao longo dos próximos meses, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) tendem a desidratar enquanto Doria pode crescer e criar uma onda nas semanas anteriores ao pleito de 2 de outubro que o levará para o segundo turno contra um dos líderes nas pesquisas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.