Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Câmara do Rio decide nesta terça se abre impeachment de Crivella

Ação movida por servidor da prefeitura acusa prefeito de prorrogar contrato de locação de mobiliário sem necessidade. É a segunda ação do tipo em cinco dias

Por Da Redação Atualizado em 2 abr 2019, 16h13 - Publicado em 1 abr 2019, 20h28

Foi protocolado nesta segunda-feira, 1º, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, mais um pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). É o segundo em cinco dias o primeiro, apresentado na quinta-feira 28, não foi admitido pelo presidente da Casa, o vereador Jorge Felippe (MDB), por não tratar de crime de responsabilidade.

O novo pedido será publicado na edição do Diário Oficial da Câmara nesta terça-feira, 2, e terá a admissibilidade votada pelos vereadores às 16h. Se mais da metade dos parlamentares presentes à sessão decidir que a ação procede, o processo será aberto e uma comissão processante com três vereadores será criada, com prazo de cinco dias para iniciar os trabalhos.

O pedido de impeachment de Crivella que será analisado nesta terça foi protocolado por um funcionário da prefeitura Fernando Lyra Reys, fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda. Ele acusa o prefeito de ter praticado crime de responsabilidade em dezembro de 2018, quando sua gestão renovou um contrato com duas empresas que fornecem mobiliário para a administração carioca.

Continua após a publicidade

De acordo com a acusação, o contrato firmado em 1998 previa que a prefeitura pagasse pelo material durante vinte anos. Depois disso, o mobiliário passaria a pertencer ao município. A renovação do contrato representa prejuízo para a administração pública, diz o fiscal, para quem, se fosse o caso de contratar uma empresa para fornecer o mobiliário, seria preciso haver licitação.

Consultada pela reportagem, a prefeitura afirmou nesta segunda-feira que não vai se manifestar sobre o pedido.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.