Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro visita o Amapá após 19 dias de apagão elétrico

O presidente estava acompanhado de Davi Alcolumbre e anunciou medida provisória para isentar o estado do pagamento de energia retroativo a 30 dias

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 nov 2020, 19h53

O presidente Jair Bolsonaro, após 19 dias de apagão elétrico no Amapá, finalmente visitou Macapá, capital do estado, neste sábado, 21. Bolsonaro afirmou que o apagão estava sendo tratado pelo Ministério de Minas e Energia desde 3 de novembro, quando foi criado um gabinete de crise. O presidente destacou ainda a atuação das Forças Armadas no transporte de geradores para suprir a energia de forma emergencial. O retorno do presidente da República a Brasília está previsto para o final da tarde de sábado.

O presidente deverá assinar uma medida provisória para isentar o estado do pagamento de energia retroativo a 30 dias. A visita ocorreu a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre e juntos eles inspecionaram as usinas termelétricas e as subestações Santana e Santa Rita, ambas em Macapá. Os geradores termelétricos deverão começar a fornecer energia para as duas subestações ainda neste sábado.

“Isso que demoraria por volta de 90 dias para ser restabelecido, mesmo não sendo uma atribuição federal, nós mergulhamos, em especial pelo pedido do nosso presidente do Congresso Nacional [e do Senado], Davi Alcolumbre, e hoje em dia podemos dizer que estamos nos aproximando dos 100%”, disse o presidente da República.

Além de causar transtornos aos moradores e prejuízos, o apagão adiou também as eleições municipais em Macapá. O estado deverá decretar estado de calamidade pública, o que viabiliza verbas federais para antecipação de pagamentos de seguro desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e demais verbas previdenciárias para a população.

Continua após a publicidade

*Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.