Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro aparece à frente de Lula entre os eleitores do DF

Apesar da pandemia e do desempenho ruim da economia, o presidente segue forte no Centro-Oeste. Maioria da população do DF, no entanto, desaprova governo

Por Rafael Moraes Moura 6 jan 2022, 11h15

Se em pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nível nacional, a situação em Brasília é mais favorável para o atual ocupante do Palácio do Planalto. Pesquisa feita pelo instituto Exata Opinião Pública mostra que Bolsonaro lidera as intenções de voto entre o eleitorado brasiliense com 29,9%, à frente de Lula (27,1%). O ex-juiz federal da Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro aparece em terceiro lugar, com 11,3%, enquanto o eterno presidenciável Ciro Gomes (PDT) ocupa a quarta posição na preferência local, com apenas 7,9%.

A pesquisa, que realizou 4.629 entrevistas de 8 a 14 de dezembro, não é das mais favoráveis para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que amarga uma solitária sexta colocação, com apenas 2%, atrás até da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), que aparece com 3,5%.

Quando se trata do desempenho pessoal do presidente, no entanto, o levantamento mostra que 59,4% dos entrevistados desaprova a gestão do mandatário. A aprovação é de 36,4%. A margem de erro do levantamento é de 1.4 ponto percentual.

Conforme mostrou VEJA, o PT vive um amargo ocaso no Distrito Federal. O Partido dos Trabalhadores já ocupou o Palácio do Buriti duas vezes: nas gestões de Cristovam Buarque (1995-1999) e Agnelo Queiroz (2011-2015). Nenhum dos dois foi reeleito. Em 2014, Agnelo ficou de fora do segundo turno após uma gestão marcada por denúncias de corrupção e superfaturamento nas obras do Estádio Mané Garrincha, que custaram 1,8 bilhão de reais aos cofres públicos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.