Clique e assine a partir de 8,90/mês

Batalha do impeachment: as performances que já marcaram a crise política

Por Da Redação - 5 abr 2016, 20h06
A advogada Janaina Paschoal
A advogada Janaina Paschoal VEJA

Na noite desta segunda-feira, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impedimento da presidente, fez um inflamado discurso em ato realizado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro de São Paulo. Sentindo-se à vontade com a plateia que a aclamava como “Jana, a Diva”, a advogada soltou o verbo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia se definido como “uma jararaca” após ser alvo da Lava Jato. “Nós queremos servir a uma cobra? O Brasil não é a República da Cobra. Nós somos muito Migueis, muitas Lucias, muitas Janaínas, muitos Celsos, muitos Danieis: eles derrubam um e se levantam dez. Nós não vamos deixar essa cobra continuar dominando as nossas mentes, as almas dos nossos jovens, porque os professores de verdade querem mentes e almas livres”, exclamou com expressão sisuda e rodopiando uma bandeira do Brasil no ar. O discurso pouco lembrou a argumentação concisa e polida que ela apresentou à Comissão do Impeachment na última quarta-feira.

Se os ânimos exaltados e o sangue quente não são os elementos mais propícios para se buscar um diálogo, ao menos são fonte inesgotável para a produção de memes na internet. Site de VEJA reuniu os melhores esquetes feitos nos últimos meses sobre a crise política, que vão desde o Thriller do Impeachment à carta do Temer lida pelo Marcelinho. E também relembra as performances originais – algumas, de tão absurdas, até parecem piada, a exemplo do discurso em que Lula se diz a alma mais honesta do país. (Da redação)

Janaína Paschoal

Advogada que assina pedido de impeachment faz defesa acalorada da derrubada de Dilma em evento na USP.

Thriller do Impeachment

Paródia da música Thriller, de Michael Jackson, com a crise política que enfrenta o Brasil. No vídeo, os zumbis aparecem com os rostos dos principais personagens do cenário político atual, entre eles Dilma Rousseff, Lula, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.

https://youtube.com/watch?v=hXbxvx1NNvw

Dancinha do impeachment

Movimento pró-impeachment de Fortaleza lançou a música “Seja Patriota” com uma coreografia toda própria. Em vídeo postado no YouTube, o grupo ainda ensina os passos da dança. 

Carta de Temer lida por Marcelinho

Continua após a publicidade

Com voz e jeito de criança, o boneco Marcelinho se consagrou na internet lendo contos eróticos. Ficou mais célebre ainda quando leu a carta desabafo do vice-presidente Michel Temer endereçada à presidente Dilma. 

Lula: “A jararaca está viva”

Discurso de Lula após ser alvo de ação coercitiva da Operação Lava Jato.

Lula: ‘Não existe uma alma viva mais honesta do que eu’

Das tantas declarações controversas do ex-presidente, esta talvez seja a mais emblemática. 

https://youtube.com/watch?v=rDu1ldXkG8I

13 anos em 3 minutos

Em sessão relâmpago, o PMDB rompeu com o governo Dilma após 13 anos de aliança.  

https://youtube.com/watch?v=kq3kNoEf0I4

Lula: Que enfiem no…

Sem perceber, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) gravou o petista xingando a Lava Jato. E mais: disse que ele estava conversando com a presidente Dilma Rousseff e que estava muito “tranquilo” naquele momento. 

Continua após a publicidade
Publicidade