Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataques de Gilmar a Janot são ‘deploráveis’, diz ANPR

Associação de procuradores critica declaração do ministro, que disse considerar Janot “o procurador mais desqualificado” que já passou pela PGR

Diante dos ataques do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou nesta segunda-feira uma nota de repúdio em que classifica como “deplorável” o comportamento do ministro. Gilmar disse hoje que considera Janot “o procurador mais desqualificado” que já passou pela Procuradoria-Geral da República e que “não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir um órgão dessa importância”.

A nota, assinada por José Robalinho Cavalcanti, presidente da ANPR, afirma que as declarações de Gilmar Mendes são “absolutamente sem base” e revelam “objetivos e opiniões pessoais (além de descabidas)”.

“É deplorável que um Magistrado, membro da mais alta Corte do País, esqueça reiteradamente de sua posição para tomar posições políticas (muito próximas da política partidária) e ignore o respeito que tem de existir entre as instituições, para atacar em termos pessoais o Chefe do Ministério Público Federal”.

O texto lembra que Rodrigo Janot foi duas vezes o candidato mais votado da lista tríplice eleita pelos procuradores da República para a PGR e aprovado, nas duas ocasiões, pelo Senado. “Tudo isso a demonstrar o apoio interno e externo que teve, mercê de seu preparo técnico, liderança e história no Ministério Público Federal”, afirma a ANPR, que classifica o trabalho do procurador-geral como “impessoal, objetivo, intimorato e de qualidade”.

A associação de procuradores ainda ressalta que o Ministério Público Federal “não age para perseguir ninguém, e não tem agendas que não o cumprimento de sua missão constitucional” e afirma que “o MPF e suas lideranças jamais se intimidarão. Estamos em uma República, e ninguém nela está acima da Lei”.

O clima entre Rodrigo Janot e Gilmar Mendes azedou em março deste ano, quando o ministro do STF acusou a PGR de estar por trás de vazamentos ilegais de informações da Lava Jato. Sem citá-lo nominalmente, Janot o rebateu discursando que os procuradores procuram se distanciar “dos banquetes palacianos” — Gilmar é amigo de Temer e habitué de jantares nos palácios do Planalto e do Jaburu — e que “alguns” pretendem “nivelar a todos à sua decrepitude moral e, para isso, acusam-nos de condutas que lhes são próprias”.

Na semana passada, diante do novo pedido de prisão contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) feito pelo procurador-geral, Gilmar Mendes afirmou : “As delações todas, essas homologações sem discussão, o referendo de cláusula, uma bagunça completa , ficaram  a reboque das loucuras do procurador. Certamente o tribunal vai ter que se reposicionar (no segundo semestre), até para voltar a um quadro de normalidade e de decência”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Normalidade e decência não ir contra aqueles que querem combater os maus feitos de políticos corruptos. O Brasil necessita de pessoas como o Senhor Rodrigo Janot. Que venham mais Janot para nos dar esperança. Parabéns pelos trabalhos prestados a nação brasileira. Seu mandato era pra ser vitalício. sentiremos saudades..

    Curtir

  2. Coincidência, bem após a “conversa” com o Temer?! Aí tem, quanto será?

    Curtir

  3. Pau mandado do corrupto temer. Judiciário é uma podridão só. Lava Jato vai chegar nele. Investiguem o instituto dele que recebeu dinheiro da J&F e da CEF.

    Curtir

  4. Carlos Alberto Castro Martins Martins

    A escória do Brasil não são os marginais que estão nos presídios de segurança máxima; fernandinho beira mar, elias maluco etc…os verdadeirnais deste país transladam pelos tribunais principalmente no STF. Esse cara (Gilmafia) – é um sanguesuga ciente de que o dinheiro está nas mãos de Temer e sua Quadrilha e que sem nehuma lei que o enquadre , pois é um Supremo Juíz sem ética , sem escrúpolos e sem pudor. Infelizmente se não podemos necorrer as Forças Armadas só nos reta eleger Jair Bolsonaro, pois já colocamos da Presidencia 2|intelectuais, 01|louco (Collor) 01| analfabeto, 01| destrambelhada, agora 01| quadrilheiro, então, só nos resta eleger outro louco. Vamos nos conformar com o nosso destino queridos brasileiros.
    Carlos

    Curtir

  5. Paulo Bandarra

    Não são deploráveis, são criminosos. Gilmar sai em defesa dos seus amigos de jantar apenas tentando destruir a justiça.

    Curtir

  6. SERÁ QUE NÃO EXISTE NINGUÉM QUE POSSA DE ALGUMA FORMA CALAR ESSE MARGINAL,CORRUPTO , DESQUALIFICADO ,SAFADO,IDIOTA,PASPALHO,ESSA VERDADEIDEIRA COISA RUIM,A SERVICO DO MAL ,DE NOME,NOME? GIL MARGINAL MENDES?????ALGUEM TEM DE MATAR ESSA COISA RUIM,ESSA COISA A SERVICO DO MAL, DESONESTO, ESSA VERDADEIRA ENTIDADE DO MAL?TORCO COM MUITA VONTADE QUE ESSA COISA MORRA EM UMA QUE DA DE AVIÃO E QUE NÃO MORRA RAPIDO E SIM QUE MORRA LENTAMENTE COMIDO POR ANIMAIS DA FLORESTA. COITADOS DELES! !!

    Curtir

  7. VERDE e AMARELO

    É assim: Eles aprovam lei lesa-pátria criadas pelo governo mundial da ONU, como a nova lei de migração, OIT169, PNDH-3, URSAL… depois jogam na mídia a briga do Chimbinha com a Joélma… desviam a atenção de que nossa “democracia” é um peça teatral, da mídia aos tribunais, estamos vivendo num laboratório comunista de engenharia social.

    Curtir

  8. Osmar Gomes Pinto

    Se o Sr Janot é tão honesto como alguns dizem, porque ele não pediu investigação da Dilma quando ficou provado que a Dilma queria barrar a Lava Jato, dando um cargo de ministro ao Lula, a gravação se tornou publica. E com o Mercadante aconteceu o mesmo. Não me parece que o Sr Janot é honesto. Me parece que este senhor é um petista revoltado, isso sim!

    Curtir