Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

As duas versões da Caixa sobre o Bolsa Família

Primeiro, o banco afirmou que saques seguiam cronograma; agora, revela antecipação de recursos um dia antes de boatos sobre fim do benefício

Por Da Redação 25 Maio 2013, 14h03

Leia a seguir a íntegra das duas notas divulgadas pela assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal sobre o episódio dos rumores sobre o fim do Bolsa Família e a consequente corrida aos bancos, no último sábado.

Leia também:

Dilma admite que Caixa pode ter falhado no episódio do Bolsa Família

A primeira foi publicada no dia 18, justamente quando houve a confusão. Nela, o banco diz que o pagamento aos beneficiários seguia o cronograma. A segunda, publicada neste sábado, dia 25, afirma que a Caixa antecipara pagamentos no dia 17 – um dia antes da boataria e corrida aos bancos, portanto.

Primeiro comunicado (link no site da Caixa):

“Brasília, 18 de Maio de 2013

A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.

Continua após a publicidade

O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site http://www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.”

Segundo comunicado (link no site da Caixa):

“Brasília, 24 de Maio de 2013

A Caixa Econômica Federal esclarece que vem realizando, desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado. Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual. A CAIXA informa que a antecipação de saques fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

O banco informa que na sexta-feira (17) o volume de saques foi inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649.018 saques. Em abril de 2013, foram realizados 852.602 saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e na manhã do sábado (18).

A CAIXA ressalta que somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos, independente da data prevista, durante o final de semana.

A CAIXA é responsável pela gestão do Bolsa Família há dez anos. O Programa atinge 13,8 milhões de famílias brasileiras. O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. Desta forma, a CAIXA prestará todas as informações necessárias às autoridades policiais para colaborar com a apuração.”

Continua após a publicidade
Publicidade