Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como foi a entrevista de Sergio Moro ao ‘Roda Viva’

Augusto Nunes conduziu primeira entrevista ao vivo do juiz desde o início da Lava Jato, na TV Cultura; conversa foi o tema mais comentado no Twitter mundial

Por Da Redação
Atualizado em 27 mar 2018, 17h36 - Publicado em 26 mar 2018, 21h32

O juiz federal Sergio Moro concedeu na noite desta segunda-feira sua primeira entrevista ao vivo em quatro anos de Operação Lava Jato, ao programa Roda Viva, da TV Cultura. No programa, que marcou a despedida do colunista de VEJA Augusto Nunes após cinco anos como âncora da atração, o juiz falou do panorama das investigações, de suas perspectivas em relação ao combate à corrupção e, indiretamente, dos processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Moro disse torcer para que o Supremo Tribunal Federal (STF) “tome a melhor decisão” no caso do petista e reiterou sua defesa enfática pela execução das penas a partir da condenação em segunda instância. O magistrado defendeu que, caso o tribunal reveja seu atual entendimento, os brasileiros cobrem de seus candidatos a possibilidade de reinstituir a prisão provisória por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

“Tenho esperança de que o precedente não vá ser alterado. Se o STF rever esse antecedente, temos de pensar em uma opção. Pode-se cobrar dos candidatos a presidente uma posição sobre corrupção. Pode-se restabelecer a execução de pena por emenda constitucional”, afirmou.

O juiz da Lava Jato alegou ainda que apenas cumpriria as ordens do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) caso venha a determinar a prisão do ex-presidente. Condenado a 12 anos e um mês de prisão, Lula pode ser preso a qualquer momento caso o Supremo rejeite seu habeas corpus preventivo, cuja discussão será retomada no próximo dia 4 de abril.

Entre outros temas, Sergio Moro ainda negou que tenha pedido desculpas por ter tornado pública uma polêmica gravação entre os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (PT). O magistrado também falou sobre as críticas por receber auxílio-moradia, as acusações contra ele feitas pelo ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran e as prisões preventivas.

O programa ficou acima de quatro pontos de média de audiência (contra picos de 1,5 ponto em dias normais) e foi o assunto mais comentado nos trending topics mundiais do Twitter. A bancada rotativa do programa foi composta pelos jornalistas João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado; Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo; Fernando Mitre, diretor de Jornalismo da Rede Bandeirantes; Daniela Pinheiro, diretora de Redação da revista Época; e Ricardo Setti, jornalista e escritor.

Continua após a publicidade

Veja como foi a entrevista do juiz Sergio Moro ao Roda Viva:


23:59 – Acabou a entrevista com o juiz federal Sergio Moro. Boa noite!


23:55 – Sergio Moro critica “mania” dos brasileiros de procurar um “salvador da pátria, num dom Sebastião que vai vir e expirar nossos pecados”. Instado a manifestar uma preferência sobre um candidato para o pleito de outubro, não se posicionou.


23:46 – “Já falaram de excessos de rigor, mas nunca de desonestidade”, diz o juiz da Lava Jato. Para ele, Rodrigo Tacla Durán é “apenas, um mentiroso”. Foragido na Espanha, Durán acusou Moro de receber valores indevidos através de um amigo para favorecer delatores da operação. Na entrevista ao Roda Viva, juiz diz acreditar que é apenas uma tentativa de afastá-lo do caso.


23:42 – Moro relembrou que, no acórdão em que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão, o TRF4 já determinou a execução da do ex-presidente quando estiverem esgotados todos os recursos na segunda instância. “Tenho que cumprir a ordem do Tribunal Regional Federal”.


23:37 – ‘Sou apenas um cumpridor da ordem’, diz o magistrado sobre a possibilidade de prender o ex-presidente Lula (PT). “Eu não tenho nem a opção, de cumprir ou não cumprir”.

Continua após a publicidade

23:33 – Relacionamento entre Justiça, Polícia Federal e Ministério Público Federal “já foi mais harmonioso”, reconhece Moro. Juiz completa que, no entanto, as entidades trabalham bem em Curitiba.


23:31 – Roda Viva assume a primeira posição nos trending topics do Twitter mundial.


23:29 – Roda Viva com o juiz Sergio Moro tem alto resultado de audiência. O programa, que oscila entre 0.5 e 1.5 ponto, está registrando mais de 4 pontos na maior parte do tempo.


23:28 – 

“Tinha que colocar o número 6 bilhões de reais em um pôster e distribuir. É esse o tamanho do saque que foi feito na Petrobras”

Juiz Sergio Moro

23:16 – O juiz Sergio Moro falou sobre as suas perspectivas para as eleições de 2018: “Eu vejo bons candidatos. Outros nem tanto. E outros que mereçam um juízo maior de censura”. Ele não nominou ninguém e não comentou sobre possíveis pretensões políticas para o futuro.

Continua após a publicidade

23:09 – “Jamais pedi escusas”, disse o juiz sobre a polêmica da divulgação de uma conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2016. Moro se defendeu e alegou que os áudios não dizem respeito a fatos privados da vida de ambos.

“Foi uma decisão que eu tomei pensando estar fazendo a coisa certa. O ministro Teori entendeu que não e revisou”, completou.


23:06 – O juiz Sergio Moro defendeu que os eleitores cobrem seus candidatos a defendam projetos de lei que reinstituam a prisão em segunda instância caso esta seja revista pelo STF.


23:01 – “Espero que o Supremo Tribunal Federal tome a melhor decisão”, diz Moro sobre habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. O juiz afirma que prisão em segunda instância vai além da Lava Jato: “Tem peculatos milionários, desvios de dinheiro da saúde e da educação, que fazem muita falta para a população, e outros casos, como estupradores e pedófilos. Isso só no meu local de trabalho”. “Passaria uma mensagem errada, no sentido de que não cabe mais avançar.”


22:53 – Moro relembrou o começo da operação e como foi puxado o “fio” da corrupção na Petrobras. Um esquema de lavagem de dinheiro que esbarrou na política quando se descobriu que um doleiro recebia dinheiro de empreiteiras e repassava a empresas de fachada, em nome de um diretor da estatal. Ele está se referindo a Alberto Youssef e a Paulo Roberto Costa.

Continua após a publicidade

22:50 – A hashtag #RodaViva é o segundo assunto mais compartilhado nos trending topics mundiais do Twitter.


22:41 – O juiz Sergio Moro, que apesar de ter imóvel próprio recebe auxílio-moradia de 4.378 reais por mês, ressalvou que a imprensa tem “o direito de questionar”, mas volta a argumentar que o salário dos magistrados não é reajustado há três anos e que a legislação obriga que isso ocorra anualmente. O magistrado argumenta que esse questionamento ocorre porque o Brasil é um país de grandes desigualdades, mas que a situação tem que ser analisada “de maneira mais abrangente”.


22:35 – Moro defendeu o uso de prisões preventivas. Citou o exemplo da Odebrecht, que só desmontou seu “departamento de propinas” mais de um ano depois do início da Lava Jato, quando seu presidente, Marcelo Odebrecht, foi preso. “A prisão preventiva é excepcional e tem que ser excepcional. Mas, para mim, esse era um quadro de excepcionalidade”.


22:33 – Acordão? Não. O juiz Sergio Moro diz que não acredita que haja um “acordão” para proteger o ex-presidente Lula (PT) no STF. “Eu não posso acreditar em uma hipótese dessa”, afirmou.


22:32 – Questionado sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a lentidão com a qual os processos contra políticos correm na Corte, Moro disse que o foro privilegiado “não tem funcionado” e defende sua revisão. O juiz também cita uma ação, em tramitação no próprio STF, que deve restringir este foro.

Continua após a publicidade

22:30 – O juiz Moro lamentou que “infelizmente, por causa de ilusões e paixões, algumas pessoas não se conformam, seja com absolvições, seja com condenações”, depois de ser questionado sobre a reação popular às decisões contra acusados na Lava Jato.


22:26 – O juiz Sergio Moro respondeu a primeira pergunta fazendo uma defesa da prisão após a condenação em segunda instância. Moro citou jurisprudência, no Brasil e no exterior, que embasaria o entendimento e argumentou que sua reversão poderia levar à prescrição de pena de poderosos.

“De uma maneira bastante simples, essa generosidade de recursos consegue ser muito bem explorada, por criminosos e poderosos política e economicamente, que são eles que podem contratar os melhores advogados.”


22:18 – Começa a entrevista do juiz federal Sergio Moro no Roda Viva, da TV Cultura.


22:12 – No despacho em que mandou prender o empreiteiro Gerson Almada, da Engevix, condenado em segunda instância, o juiz Sergio Moro pressionou o Supremo para que não reveja seu atual entendimento. “Espera-se, enfim, que a jurisprudência que nos permitiu avançar tanto e que é legado do ministro Teori Zavascki não seja revista, máxime por uma corte com o prestígio do Supremo Tribunal Federal e por renomados ministros como Rosa Weber, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski“, escreveu o magistrado.

Esse deve ser um dos principais temas da entrevista nesta segunda-feira.


21:59 – Acompanhante de Moro na visita à Cultura, o juiz Anderson Furlan falou a VEJA. O magistrado disse que o colega não se atentou ao julgamento dos embargos de Lula. “Juiz não tem só uma causa, ele tem outras preocupações”. Furlan também afirmou que, à distância, Moro deu expediente até as 18h.


21:40 – Celebridade: o juiz Sergio Moro está sendo tietado nos bastidores da TV Cultura. Ele está sendo procurado para posar para fotos com convidados da emissora. Ele está acompanhado do amigo e também juiz federal Anderson Furlan.


21:30 – O juiz Sergio Moro já se encontra na sede da TV Cultura, emissora educativa do Estado de São Paulo, para participar do Roda Viva. Duas barreiras policiais foram impostas aos que chegavam para acompanhar a entrevista.

Até agora, o medo de manifestantes não se justificou. Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, há menos de uma dezena de pessoas contra o juiz em frente à emissora. Também estão presentes, em número maior, manifestantes pró-Moro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.