Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Na Band, França e Doria fazem debate de acusações e ataques pessoais

Durante encontro tumultuado, candidatos de PSB e PSDB apresentaram poucas propostas e trocaram questionamentos sobre trajetórias pessoais e políticas

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 out 2018, 13h24 - Publicado em 18 out 2018, 20h38

O debate *entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) na TV Bandeirantes nesta quinta-feira 18, o primeiro do segundo turno das eleições para o governo de São Paulo, foi marcado por intensos ataques entre os dois postulantes, que pouco debateram propostas e se concentraram em escrutinar a vida política e pública pregressa um do outro.

Como já tem feito no horário eleitoral de rádio e televisão, Doria aproveitou diversas oportunidades para tentar associar o adversário ao PT, ressaltando a decisão do PSB de anunciar o apoio à Fernando Haddad no segundo turno das eleições presidenciais e a participação da legenda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Você é do partido socialista brasileiro, seu chefe da casa Civil é Aldo Rebelo, que foi do PCdoB”, afirmou o ex-prefeito.

França, por sua vez, afirmou que não apoia Haddad e rebate que as declarações do tucano em favor de Jair Bolsonaro (PSL) são oportunistas – ele também citou uma fala do presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, que em uma reunião interna do partido tucano chamou João Doria de “traidor”. “Nunca escondi e não traio o meu partido, diferentemente de você, que traiu Geraldo Alckmin”, rebateu o atual governador.

Nos três últimos blocos, os ânimos se acalmaram um pouco e os candidatos apresentaram algumas propostas. Para a segurança pública, Márcio França propôs separar as polícias civil e militar, para que a primeira tenha, segundo ele, mais recursos para investigar, além de um programa de “alistamento civil”, com bolsas e ensino técnico a jovens carentes de 18 anos em troca de serviço social, como forma de evitar que estes ingressem na criminalidade.

Doria, por sua vez, defendeu atuar junto ao Congresso Nacional para aprovar leis que endureçam as penas contra pessoas condenadas e que proíbam as saídas temporárias, além de estimular o policiamento ostensivo. Ele também prometeu fortalecer o ensino técnico, para aumentar as oportunidades de jovens carentes.

Outros projetos ressaltados pelos candidatos dizem respeito à saúde e educação. O postulante do PSDB afirmou que, se eleito, vai levar o Corujão da Saúde, projeto de parceria com hospitais particulares para reduzir a fila de exames no SUS. França destacou sua proposta de ampliar as universidades virtuais, ensino superior à distância em áreas consideradas essenciais, como forma de ampliar o número de vagas no estado.

Continua após a publicidade

Veja como foi o debate entre João Doria e Márcio França na Band:

00:25 – João Doria: ‘Não votem nos que são apoiados por petistas’

Em suas falas finais, o postulante do PSDB voltou a apostar na polarização contra e a favor de Jair Bolsonaro (PSL), tentando rotular o adversário como “petista” e afirmando que ele tem o apoio do partido do ex-prefeito Fernando Haddad. Ele prometeu, se eleito governador, incentivar um estado mais enxuto, com privatizações e redução da carga tributária.


00:19 – Márcio França: ‘Eleições nacionais já encerraram e eu serei o governador de todos os paulistas’

Em suas considerações finais, o candidato do PSB afirmou que João Doria deveria se dedicar à iniciativa privada, uma vez que ressalta suas realizações nesta área. Márcio França afirmou que as “eleições nacionais já se encerraram”, indicando a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), e que será o “governador de todos os paulistas”.


00:15 – Doria confronta França sobre organizações sociais

O candidato do PSDB, João Doria, confrontou Márcio França sobre o contrato do governo do estado com uma organização social da área da saúde. O postulante do PSB afirma o contrato foi feito durante a gestão de Geraldo Alckmin e volta a insinuar que o ex-prefeito de São Paulo traiu seu padrinho político e tenta se diferenciar do PSDB.


00:12 – Em questão sobre educação, França e Doria discutem sobre Paulo Skaf

Terceiro colocado nas eleições para o governo do estado, Paulo Skaf (MDB), foi para o centro do debate durante questão de França a Doria sobre educação. O candidato do PSB, apoiado pelo emedebista, elogiou as escolas do Sesi, mantidas pela Fiesp (entidade presidida por Skaf). Em réplica, Doria chamou Skaf de “imperador da Fiesp” e afirmou que Márcio França é incoerente por elogiar o ex-adversário após críticas durante o primeiro turno das eleições.


00:06 – França e Doria divergem sobre ‘venda’ ou ‘capitalização’ da Sabesp

Márcio França afirma que, se eleito, João Doria vai vender a Sabesp, companhia de saneamento básico de São Paulo. Em resposta, Doria diz que isso não é verdade e que sua proposta é de “capitalizar”, vender parte das ações, na Bolsa de Nova York, a fim de arrecadar dinheiro para investimentos. O candidato do PSDB também nega que vá reformar a previdência estadual paulista.

Continua após a publicidade

23:59 – França defende projeto de ‘alistamento civil’ que quer implantar em São Paulo

Márcio França promete introduzir o “alistamento civil” em São Paulo, um programa em que jovens de 18 anos receberiam uma pequena bolsa para prestar serviços sociais em São Paulo por um período determinado, com o objetivo de reduzir a criminalidade. Doria rebateu a proposta, que chamou de “assistencialismo típico dos partidos de esquerda” e defendeu que a geração de empregos ocorra com a diminuição de encargos sobre os empresários.


23:49 – Doria questiona sobre impostos e França rebate com ‘Lide paraguai’

O candidato do PSDB, João Doria, questiona se Márcio França vai aumentar impostos em São Paulo. Em réplica, França afirma que Doria, ao criar unidades de sua empresa, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no Paraguai, estimulou a migração de empresas para o país vizinho, que cobra menos taxas dos empresários.

O candidato do PSDB retomou a discussão com o adversário sobre taxas a pessoas cujos imóveis forem beneficiadas por obras públicas, afirmando que França é o “Márcio Taxa”. Em réplica, o postulante do PSB afirma que a regra já está prevista na Constituição e inclui apenas aqueles que “especularem” para se aproveitar de obras das quais têm conhecimento prévio.


23:45 – Na saúde, França ressalta projetos do atual governo e Doria promete expandir ‘corujão’

Questionado sobre saúde, o candidato Márcio França apontou ampliações de hospitais durante a atual administração, como o Hospital Dante Pazzanese, em São Paulo, e prometeu ampliar as AMEs, ambulatórios de especialidades. Doria, por sua vez, afirmou que levará a todo estado o programa “Corujão da Saúde”, com uso de horários não utilizados em hospitais particulares para combater as filas de exames no SUS.


23:38 – Doria e França divergem sobre combate ao PCC

O candidato do PSDB promete pressionar deputados federais por leis que endureçam a repressão à criminalidade e acabem com as “saidinhas” temporárias. França ressalta seu seu projeto de alistamento civil, com uma espécie de estágio público para evitar que os jovens das periferias de São Paulo ingressem nas facções criminosas.

Continua após a publicidade

23:31 – Em discussão sobre segurança, França diz que abrirá delegacia e relembra homenagem a PM

Perguntado sobre a falta de policiais civis em São Paulo, Márcio França prometeu manter delegacias de polícia abertas, encerrando um esquema de rodízio ocasionado por falta de recursos, e separar os recursos da Polícia Civil da Polícia Militar, que, diz, aumentará o prestígio para este segmento. Doria discorda e diz que é contra a separação, que vê como um enfraquecimento. França ainda ressaltou o fato de ter homenageado a policial militar Kátia Sastre quando esta impediu um assalto em frente a uma escola, executando o suspeito. Kátia foi eleita deputada federal pelo PR nestas eleições.


23:29 – Questionado sobre educação, Doria promete valorizar professores

No terceiro bloco, os candidatos respondem a pergunta de jornalistas do Grupo Bandeirantes. Abordado a especificar suas propostas para educação, João Doria prometeu valorizar os professores estaduais e instituir a “escola digital”, com o uso de tecnologias. Na réplica, França prometeu incentivar o ensino técnico aos alunos do segundo e terceiro colegial e ampliar as universidades virtuais, vagas de ensino superior à distância.


23:23 – França cita o apoio de bolsonaristas: ‘Eles me apoiam porque rejeitam você’

Enquanto João Doria tenta se ligar a Jair Bolsonaro e estimular o que chama de “voto bolsodoria”, Márcio França elenca apoiadores do candidato do PSL que declararam voto a ele no segundo turno das eleições, em especial o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP) e o candidato derrotado do MDB ao governo estadual, Paulo Skaf. Mas o próprio França observa que não é exatamente por atributos pessoais que ele tem a adesão dessas lideranças: “Elas me apoiam porque rejeitam você”.


23:17 – Doria e França divergem sobre agronegócio

O candidato do PSDB, João Doria, afirma que França é “contra o agronegócio” e cita a lei contra a caça aos javalis, que atacam plantações no interior de São Paulo. Em resposta, o postulante do PSB afirma que a legislação foi aprovada pela Assembleia Legislativa do estado, que, na atual legislatura, tem o PSDB como a maior bancada.


23:16 – Plateia segue se exaltando e mediador ameaça expulsar pessoas mais exaltadas

A plateia do debate entre França e Doria segue se exaltando durante as falas de um ou de outro candidato. Depois que o postulante do PSB foi interrompido mais uma vez durante uma resposta, o mediador Fábio Pannunzio afirmou que, em caso de novas ocorrências, pedirá para que os responsáveis sejam retirados do estúdio onde ocorre o encontro.

Continua após a publicidade

23:11 – Doria critica França sobre atuação como vice e ele rebate, citando Alckmin

Geraldo Alckmin (PSDB) é um personagem oculto do debate entre os candidatos de PSB e PSDB. Respondendo a críticas de Doria, que afirmou que o adversário não teve uma atuação efetiva enquanto vice-governador, Márcio França buscou ressaltar sua proximidade com Alckmin e acusando o candidato tucano de ter “traído” o ex-governador, seu padrinho político nas eleições de 2016.

João Doria (PSDB), candidato ao governo de São Paulo, participa de debate realizado pela Band – 18/10/2018 (Band/Reprodução)

23:06 – França questiona sobre saneamento… mas relembra controvérsia de Doria

Márcio França ressaltou o que considera um bom resultado de sua gestão como governador de São Paulo, um acordo entre a Sabesp e a prefeitura de Guarulhos, que, segundo ele, vai encerrar um rodízio no fornecimento de água para os moradores da região. Antes de perguntar o que Doria acha sobre o tema, ele relembrou uma controvérsia das eleições de 2016, quando o candidato do PSDB foi acusado de se apropriar de uma rua em uma propriedade em Campos do Jordão (SP). Doria se defende e alega que se tratou de um programa regular da Prefeitura desta cidade.


22:59 – França encerra 1º bloco pedindo que eleitores do anterior liguem para parentes da capital

O candidato do PSB, Márcio França, concluiu o primeiro bloco pedindo a eleitores do interior do estado que telefonem para parentes e amigos na capital paulista para saberem “porque o João Doria é tão rejeitado”. Ele argumenta que o candidato do PSDB apresentou índices melhores de voto nas cidades do interior do que na cidade de São Paulo, que administrou entre janeiro de 2017 e abril deste ano.

Márcio França (PSB), candidato ao governo de São Paulo, participa de debate realizado pela Band – 18/10/2018 (Band/Reprodução)

22:54 – Doria afirma que França é citado em delações e adversário rebate: ‘Prove e eu renuncio’

João Doria afirmou que Márcio França é citado em delações premiadas com o apelido de “Paris”. O postulante do PSB rebateu a acusação, disse que a informação não é verdadeira e que, se o adversário provar as acusações, de que ele recebeu recursos indevidos, estaria disposto a renunciar ao mandato de governador.


22:52 – Durante o debate, Doria lança site com ataques a Márcio França

No ar, durante o debate na Band, João Doria pediu aos eleitores que acessem um site, o Podedesconfiar.com.br, com ataques ao adversário, Márcio França. O site tem quatro áreas: “Márcio França e o PT”, “Na imprensa”, “Questões na Justiça” e “Não se engane”.

Continua após a publicidade


22:48 – Candidatos divergem sobre resultados das eleições

Márcio França ressalta ter recebido melhores resultados na região da Baixada Santista, em especial em São Vicente, cidade da qual foi prefeito duas vezes e argumenta que o mesmo não acontece com Doria na cidade de São Paulo. O candidato do PSDB, por outro lado, afirma que foi melhor que o adversário na capital paulista e que se candidatou para evitar a eleição de “um esquerdista”.


22:39 – Muita briga e interrupções na plateia

Ao final da fala de candidato, muitos gritos oriundos da plateia interrompendo as falas de João Doria e Márcio França, reagindo ao comportamento dos próprios candidatos, que iniciam o debate com confrontos diretos. Doria volta a associar o candidato do PSB ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto França confronta o tucano por ter renunciado ao posto de prefeito de São Paulo após um ano e três meses.


22:36 – Doria promete desestatizar para gerar empregos

Respondendo à mesma pergunta, sobre desemprego, João Doria promete estabelecer um programa liberal na economia, com um programa de desestatizações como forma de gerar novos postos de trabalho no estado de São Paulo. Ele também defendeu uma política liberal também a âmbito nacional, com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e a indicação de Paulo Guedes para o Ministério da Fazenda.


22:32 – Questionado sobre desemprego, Márcio França se antecipa a Doria: ‘Eu não apoio o PT’

Questionado pelos leitores do jornal Metro, do Grupo Bandeirantes, sobre o tema do desemprego, Márcio França prefere se antecipar às prováveis críticas de João Doria e afirma que não é apoiador do PT nas eleições presidenciais. Esse tem sido o principal tema de ambos os candidatos no horário eleitoral: Doria tentando ligar França ao partido e o atual governador se defendendo. Sobre o problema dos catorze milhões de desempregados, o candidato do PSB afirma que São Paulo precisa liderar a retomada do crescimento no Brasil.


22:12 – Doria chega à Band e adianta discurso para debate: França é ‘petista enrustido’

O candidato do PSDB, João Doria, também já chegou à Band para o debate de logo mais acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB). O tucano afirmou que pretende mostrar “a diferença entre um petista enrustido, de esquerda, que esconde essa condição, e um homem como eu, que sou um liberal, a favor do Brasil, a favor de Bolsonaro”. Doria também disse que quer ressaltar sua pauta de “endurecimento” das leis sobre segurança pública.


21:56 – ‘Vamos ver se os humilhados serão exaltados no final’, diz França

O candidato do PSB, Márcio França, chegou à TV Bandeirantes, onde será realizado o debate a partir das 22h30, acompanhado da esposa, a primeira-dama Lúcia França. Na chegada, o atual governador afirmou que pretende utilizar o encontro para divulgar suas propostas, como a abertura permanente de unidades de atendimento especializado, as AMEs, aos finais de semana, mas não poupou o adversário de ataques. “Ele fez tudo que ele pode, como toda pessoa milionária faz, humilhar as pessoas. Vamos deixar que o povo julgue se os humilhados serão exaltados no final”.


21:44 – Como vai ser o debate

No primeiro bloco, candidatos responderão a uma única pergunta, feita pelo público e selecionada pela organização do debate. No segundo, quarto e quinto blocos, França e Doria farão perguntas um ao outro, sendo que, no último, também acontecerão as considerações finais. No terceiro bloco, perguntam jornalistas do Grupo Bandeirantes.


21:26 – Skaf, Costa e Silva e Cândido apoiam França; Tavares está com Doria

Até o momento, quatro candidatos já manifestaram posição no segundo turno das eleições estaduais. Três, Paulo Skaf (MDB), Major Costa e Silva (DC) e Marcelo Cândido (PDT) aderiram a Márcio França. Rodrigo Tavares (PRTB) declarou apoio a João Doria. Luiz Marinho (PT) pregou voto “contra Doria”, mas não formalizou apoio a França.


20:44 – Eleição presidencial deve ser pauta de debate

Um dos temas mais esperados para o debate entre João Doria e Márcio França é a eleição presidencial deste ano. Doria tem constantemente se associado ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, em defesa do que chama de voto “bolsodoria”. Oficialmente, o PSL está neutro em São Paulo, com seus filiados livres para apoiar quem quiser.

Doria já recebeu mensagens positivas do economista Paulo Guedes, indicado como provável ministro da Fazenda em um governo Bolsonaro, e do candidato a vice-presidente General Mourão (PRTB), mas tem como principal barreira a posição do senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), presidente da legenda no estado. Olímpio considera o PSDB como “inimigo” e declarou voto em Márcio França.


20:37 – Pesquisa Datafolha: Doria tem 53% e França, 47%

A primeira pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno das eleições em São Paulo mostra o candidato do PSDB, João Doria, em primeiro lugar na disputa pelo governo do estado, com 53% das intenções de voto, contra 47% do atual governador Márcio França, do PSB. No levantamento feito pelo Ibope, divulgado na noite de quarta-feira 17, Doria e França estavam tecnicamente empatados. O tucano tinha 52% dos votos válidos, e França, 48%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.