Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Antes do recesso, Câmara aprova aumento da cota parlamentar

Deputados reajustaram em 7,7% para quase R$ 40 mil menais os recursos para custear viagens, aluguel entre outros gastos

Às vésperas do recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um aumento de 7,76% na cota parlamentar – dinheiro público usado para financiar atividades relacionadas ao mandato. Além do salário de 26.700 reais, deputados agora terão direito a quase 40.000 reais mensais para custear viagens, contas telefônicas, aluguel de automóveis, além de outros gastos, como alimentação e divulgação pessoal. O impacto do reajuste, pelos cálculos da Mesa Diretora, será de 16 milhões de reais em 2014.

Esse foi o segundo reajuste do ano. Em março, a cúpula da Casa aprovou um incremento de 12,72% no chamado “cotão” e de 26,6% no auxílio moradia, pago para deputados custearem os alugueis, que passou a ser de 3.800 reais mensais.

Leia ainda:

Deputados gastam quase R$ 8 milhões em postos de gasolina

Um dos critérios para estipular o valor das cotas é a localidade das bases eleitorais dos deputados – as próximas a Brasília são menores, enquanto as mais distantes, maiores.

Dessa forma, parlamentares do Distrito Federal, que têm baixos gastos com passagens aéreas, recebem a menor taxa, limitada a 27.960 reais mensais, em valor já reajustado. Os deputados de Roraima recebem o teto, que agora chega a 38.600 reais. A utilização do recurso é opcional e, se não for totalmente consumido em um mês, pode ser acumulado para o próximo. O controle é feito com base nas notas fiscais.

O aumento foi justificado com base no aumento do preço das passagens aéreas. “Como não é possível calcular o reajuste das tarifas, já que as empresas fazem uma política de preço e dizem que não aumentaram a passagem, pegamos como base o índice da inflação”, explicou o Diretor-Geral da Mesa, Sérgio Sampaio.

Leia também:

Congresso banca ‘hábito gourmet’ dos parlamentares

Congresso brasileiro lidera ranking de gastos por PIB​