Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amazônia: artistas criam campanha contra decreto de Temer

Em vídeo, Caetano Veloso, Mariana Ximenes, Murilo Rosa e Monica Iozzi, entre outros, criticam medida que extinguiu reserva na floresta

Um grupo de artistas lançou nesta quarta-feira uma nova campanha contra o decreto do presidente Michel Temer que autoriza a exploração mineral de parte da Amazônia. O nome do projeto, 342Amazônia, faz referência ao número de votos necessários para aprovação de um projeto na Câmara e explicita a ligação do grupo com outra campanha de mobilização, a 342Agora, que pedia em julho a aceitação da denúncia por corrupção contra Temer.

“Com a Amazônia não se brinca”, avisa Caetano Veloso no vídeo divulgado pelos artistas nesta quarta. Além do cantor, celebridades como Mariana Ximenes, Fernanda Abreu, Ivan Lins, Zezé Motta, Monica Iozzi, Dira Paes, Murilo Rosa, Cristiane Torloni, Deborah Evelyn, Lucinha Lins, entre outros. O grupo também colocou no ar um site (342amazonia.org) que detalha a campanha e apoia uma petição do Greenpeace contra a extinção da reserva.

O objetivo dos famosos é estimular a pressão popular para que os políticos barrem o decreto do presidente sobre a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). A medida recebeu fortes críticas de grupos ambientalistas e de celebridades, como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo, e foi contestada nos tribunais. Uma ação do PSOL no STF contra o decreto será analisada pelo ministro Gilmar Mendes e um juiz federal suspendeu de forma liminar o ato de Temer – a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Quando o assunto é Ecologia dispense Giseles, Artistas, Velosos, Randolfs, Globelezas, Marinas, esquerdistas e terroristas verdes, e fique com a palavra de cientistas totalmente isentos de ideologia.

    Curtir

  2. Dayvson Silva

    Quem vive de imagem, só quer mesmo aparecer!

    Curtir

  3. Roberto Guerra

    Hipócritas, o povo passa fome e este “vampiros” de mentes não se mexem. É a verdadeira República de Bananas.

    Curtir

  4. mario a.n.altilio

    Tem pessoas que deveriam ficar em absoluto silencio,artistas sao algumas delas.Nao representam ninguem e sao ignorantes na maioria ds opinioes.Facam um favor ao mundo,nao se manifestem!

    Curtir