Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Aeroportos de São Paulo terão novos terminais privatizados

Decisão deve ser anunciada por Dilma ainda neste mês, segundo jornal

Por Da Redação 3 jan 2011, 07h12

Preocupada com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, a presidente Dilma Rousseff decidiu privatizar a construção dos novos terminais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo, Dilma vai anunciar a decisão por meio de uma Medida Provisória que deve ser publicada ainda em janeiro.

Ainda segundo o jornal, o governo já iniciou conversas com empresas aéreas, como a TAM e a Gol, que estariam interessadas em construir e operar os terminais. A concessão teria prazo de 20 anos.

Os preparativos para a Copa preveem investimentos de 5,6 bilhões de reais em aeroportos e outros 740 milhões de reais em portos até 2014. Na avaliação do governo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não seria capaz de bancar esses projetos sozinha.

O texto da MP deverá incluir ainda a abertura de capital da Infraero e a criação de uma secretaria específica para o setor aéreo, ligada diretamente à Presidência da República.

Neste sábado, no discurso de posse, no Congresso, a presidente fez uma referência direta ao problema da infraestrutura aeroportuária. “Os investimentos previstos para a Copa do Mundo e para a Olimpíada serão concebidos de maneira a dar ganhos permanentes de qualidade de vida, em todas as regiões envolvidas”, disse Dilma.

Continua após a publicidade

Publicidade