Clique e assine a partir de 9,90/mês

Aécio entra de vez na campanha de Serra

Empenho do senador eleito pode ser decisivo para a eleição presidencial

Por Da Redação - 16 out 2010, 16h09

Nesta semana, o recém-eleito senador Aécio Neves (PSDB-MG) mergulhou de vez na campanha de José Serra à presidência. A mobilização de Aécio em Minas Gerais é capaz de mudar o rumo das eleições, como explica a reportagem de capa da revista VEJA desta semana.

Três fatores justificam a importância de Minas para a escolha do próximo presidente. A primeira é que o estado concentra a parcela mais expressiva dos dez milhões de eleitores indecisos, cujo voto será crucial em um pleito em que a diferença entre os contendores está cada vez mais estreita. O segundo motivo é que se encontra em Minas, em disputa aberta, o espólio de 2,3 milhões de votos que a verde Marina Silva recebeu no primeiro turno. Foi a maior votação proporcional que ela teve em um estado. O terceiro motivo responde pelo nome de Aécio Neves.

Principal força política de Minas, o senador eleito declarou que vai pôr a serviço de Serra todo seu capital político. Serra tem motivos para se animar: enquanto governador, Aécio nunca obteve uma avaliação popular inferior a 70%. Escolheu como candidato à sua sucessão um técnico desconhecido, Antonio Anastasia, e elegeu-o na primeira rodada, com estrondosos 6,3 milhões de votos. Na votação do última dia 3, Serra conquistou 3,3 milhões de mineiros. Portanto, os outros 3 milhões – que somam o total de eleitores de Anastasia – é a diferença que Aécio tentará conquistar agora em seu estado para o presidenciável tucano.

Garantir a vitória em Minas Gerais será um passo decisivo para Serra. Desde 1989, a votação no estado espelha o resultado da eleição no país. Ou seja, para onde Minas vai, vai o Brasil. Segundo especialistas, isso está relacionado ao fato de ele ser um estado central – está no Sudeste, mas faz fronteira com o Nordeste e com o Centro-Oeste. Por isso, refletiria melhor a diversidade do Brasil.

Clique no quadro abaixo e confira as votações para presidente em Minas e no Brasil, desde 1989.

Eleição Minas pequeno 2
Eleição Minas pequeno 2 VEJA
Continua após a publicidade
Publicidade