Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Acusado de lavar dinheiro do tráfico no Rio assumirá cadeira na Alerj

Com a nomeação de Rafael Picciani de novo para a Secretaria de Esportes do estado, vaga de deputado morto ficará com TH Joias

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 7 jun 2024, 14h14 - Publicado em 7 jun 2024, 11h31

Político do MDB do Rio, Rafael Picciani volta nesta sexta-feira a ocupar a cadeira de secretário estadual de Esporte e Lazer, abrindo as portas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para um nome polêmico: Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, suplente que chegou a ser preso em 2017 pela Polícia Civil sob a acusação de lavar dinheiro de facções do tráfico de drogas do Rio através de suas empresas. A nomeação de Picciani, que só ficou três dias como deputado estadual — ele disse à VEJA que seu “sonho” era mesmo retornar logo ao governo —, saiu hoje no Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Cláudio Castro.

A chance de TH Joias ocupar vaga tão desejada por ele veio com a morte de Otoni de Paula Pai (MDB), no último dia 27. O suplente, que vinha sondando Picciani através de interlocutores sobre o seu retorno à Secretaria de Esporte e Lazer, deve assumir como deputado no começo da semana que vem. Mas a sua chegada já causa mal-estar entre futuros colegas. Picciani tomou posse apenas por ser obrigado por lei.

Tiego, apesar da ficha, é popular com suas joias no mundo do funk e do futebol. Entre seus clientes estão Ludmilla, Neymar e Adriano Imperador. No Instagram, costuma postar fotos ao lado de celebridades e também de autoridades, como o próprio governador. E se divulga como CEO da TH Joias e Relógios, suplente de deputado estadual e secretário executivo do MDB-RJ, além de “apoiador de projetos sociais e incentivador do esporte”. Ele nega acusações de ligação com o tráfico. 

Solto em 2018, ele passou a responder o processo em liberdade. Em 2022, recorria de uma decisão da Justiça do Rio quando disputou as eleições como candidato a deputado estadual pelo MDB, recebendo mais de 15 mil votos. 

Continua após a publicidade

Picciani, desde a morte de Otoni de Paula Pai, vinha repetindo que gostaria de aproveitar o “ambiente olímpico” para divulgar o esporte do estado, e que não era seu projeto ficar na Alerj. No governo Castro, o MDB tem o comando também da Secretaria de Transportes, com Washington Reis. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.