Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

59% dos brasileiros não sabem em quem irão votar ou anularão o voto

Considerando as respostas espontâneas, este é o maior percentual nas últimas cinco eleições, segundo pesquisa CNI/Ibope; só 27% do eleitorado está convicto

Por André Siqueira 2 ago 2018, 16h37

Levantamento feito pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 59% dos eleitores não sabem em quem votar ou anularão seu voto nas eleições deste ano. Questionados sobre qual candidato pode receber seu voto, sem apresentar uma lista pré-determinada de candidatos, 31% dos entrevistados disseram que vão votar em branco e 28% não souberam ou não quiseram responder à pergunta. Este é o maior percentual detectado pelo instituto nas últimas cinco eleições, considerando as respostas espontâneas.

Outro dado revelado pela pesquisa é o de que apenas 27% dos eleitores estão convictos de sua escolha. O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de junho, e os dados sobre intenção de voto foram divulgados no dia 28 de junho – as informações reveladas nesta quinta-feira são um detalhamento do material.

Dentro do universo dos indecisos, 84% dos eleitores afirmam que irão se informar por meio dos veículos tradicionais de imprensa e 26% dizem que irão utilizar as redes sociais – neste caso, era possível apresentar mais de uma opção como fonte de informação. Apenas 5% dos brasileiros disseram que vão utilizar as redes sociais como única fonte.

Segundo o levantamento, entre aqueles que utilizam as redes sociais para se inteirar das eleições, 25% disseram que raramente ou nunca verificam a veracidade das informações recebidas. Outros 46% declararam que sempre verificam e 29% relataram que verificam às vezes.

Além da imprensa e redes sociais, os eleitores também apontaram como fontes de informações as conversas com parentes e amigos (10%), reuniões na igreja (3%), na associação de moradores (3%) e em sindicatos/associações profissionais (2%). Apenas 6% dos eleitores disseram que vão se informar pela propaganda eleitoral.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.